PREVENÇÃO - Servidores da Câmara de Caxias fazem nova testagem contra o covid-19

Vereadores, assessores e funcionários da Câmara Municipal de Caxias (CMC) estão fazendo, pela segunda vez, testes contra o covid-19, na sede do poder legislativo caxiense. Ao todo, são 106 pessoas que estão se submetendo à testagem. O trabalho de coleta e resultado dos exames começou na manhã dessa terça-feira (20) e prosseguirá, no horário de expediente. Em coletiva à imprensa, no pátio da sede do legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Teódulo Aragão (PP), explicou aos repórteres presentes que a ação estava sendo realizada na casa pela segunda vez, com o objetivo de aferir a saúde de quem trabalha no órgão, visando aos poucos o retorno das atividades presenciais no legislativo. presidente ressaltou, na oportunidade, que a nova ação de testagem de quem trabalha na Câmara já estava prevista anteriormente, porque o interesse maior é que as atividades presenciais do legislativo, como é o desejo de todos, sejam retomadas plenamente, à medida que a pandemia for perdendo força no município.
“Nós temos uma preocupação muito grande, não só com a vida das pessoas, mas com os funcionários de nossa casa. Na semana passada, infelizmente perdemos um grande amigo, o vereador Uaryní Cavalcante. No último domingo, perdemos também a mãe do vereador Uaryní, dona Alzira, que era esposa do ex-vereador Jerônimo Cavalcante. Então, às vezes, só sentimos um problema quando ele está chegando perto da gente. Por isso precisamos ter cautela, e nos preocuparmos com a vida das pessoas, dos nossos funcionários, dos nossos parentes. Para sobreviver a essa pandemia, nós temos que nos proteger, lavar as mãos e evitar estar em aglomerações”, afirmou.
Trabalho em dias alternados. Segundo Teódulo Aragão, o resultado dos exames decidirá o retorno das atividades presenciais no legislativo caxiense. Contudo, já a partir da próxima semana, de forma contida e respeitando todos os protocolos sanitários em vigor no município, a previsão é que os servidores retomem o trabalho presencial em dias alternados, enquanto perdurar a presença da pandemia do covid-19 no município. O atendimento ao público será aberto dentro dos mesmos princípios, com todo mundo se protegendo, de forma cautelosa, de modo a não proporcionar aglomerações dentro do prédio da Câmara. “Nós estamos fazendo os testes, conversando com todo mundo, porque temos que entender que vai chegar o momento em que a vida vai continuar. Vamos passar por vários problemas ainda, mas é importante lutar e seguir o caminho. Então, será necessário que todos que trabalham na Câmara estejam em condições plenas de saúde, prontos para voltarem às suas atividades presenciais e colocar a casa em pleno funcionamento, como ocorria antes da pandemia. Vamos trabalhar assim, já a partir da próxima semana”, destacou.
Sessões seguem remotas. Teódulo Aragão explicou também que, em relação às sessões ordinárias, já entrou em acordo com os colegas para que as mesmas prossigam de forma remota, ou mesmo em modo híbrido, na qual determinado número de parlamentares possa participar de suas residências, gabinetes, ou escritórios, enquanto outros atuam no próprio plenário do parlamento municipal. “Adotando-se medidas preventivas e distanciamento, será possível inclusive fazer um revezamento da presença dos edis no plenário”, ressaltou.
Histórico de ações. Na primeira ação de testagem contra o covid-19 dentro da Câmara Municipal de Caxias, no mês de fevereiro, 14 funcionários testaram positivo para o vírus. Os casos foram considerados leves e os infectados realizaram tratamento domiciliar, cumprindo todos os protocolos sanitários até se recuperarem da infecção. Desde o mês de fevereiro, a presidência da CMC também editou cinco portarias suspendendo semanalmente as atividades presenciais no órgão, restringindo-as a um pequeno grupo de assessores, em consonância com decretos emitidos pelo Governo do Maranhão e a Prefeitura de Caxias, e determinou que fossem feitas duas desinfecções gerais em todo o prédio do legislativo caxiense. Ascom CMC

Postar um comentário

0 Comentários