SAÚDE - Nebulização na Vila São José previne população contra Dengue e outras doenças em Caxias

Trabalhos aconteceram essa semana e passará por diversos bairros de Caxias. 


Os trabalhadores da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) intensificam as ações de combate à infestação do mosquito Aedes Aegypti. Desta vez a comunidade da Vila São José recebeu a nebulização que visa eliminar o mosquito, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, além da Febre Amarela Urbana. Estão sendo utilizados dois termonebulizadores, que espalham o inseticida Alfa-Cipermetrina, o qual, misturado ao óleo vegetal, deixa as partículas em suspensão e ajuda a matar o mosquito.

Atualmente, a Vila São José apresenta um índice de infestação de 33.8%, muito acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Esta já é a segunda vez em menos de duas semanas que a equipe faz o trabalho preventivo. Além da Vila São José, mais oito comunidades também estão com índice de infestação do mosquito acima do recomendado, a exemplo dos bairros Luíza Queiróz, Baixinha, Salobro e Castelo Branco.

   

Cada bairro em situação crítica receberá cinco visitas dos profissionais com a nebulização, sendo uma visita a cada sete dias. Os moradores aprovam a iniciativa e acreditam que a população deve colaborar, não jogando lixo nas ruas e não deixando água parada em casa ou nos quintais, a fim de que não sirvam de criadouro do mosquito.

“O que está acontecendo é que temos muitas coleções de água, muito lixo exposto. Nós fazemos três levantamentos de índice rápido por ano. É em cima desse levantamento que estamos fazendo essas ações”, destaca Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.



Assessoria

Postar um comentário

1 Comentários