São 17 cidades do Maranhão que passaram por enxurradas, alagamentos e inundações que desabrigaram centenas de famílias.
Os atuais municípios afetados são: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale,
Nina Rodrigues, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Paulino Neves, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, São Luiz Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede e Esperantinópolis.
Já foi decretada Situação de Emergência em sete cidades: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo e São João do Sóter.
Nos municípios de Timbiras e Cantanhede, a Defesa Civil emitiu estado de alerta, por conta da elevação do rio que banha a cidade.
Segundo a Defesa Civil, dentro do plano de contingência um posto de comando foi instalado em Trizidela do Vale para realizar o atendimento dos municípios do centro maranhense banhados pela bacia hidrográfica do Mearim, local onde está a maioria das cidades com quadro de inundação.
Chuvas no Maranhão
Após o grande volume de chuvas que caiu durante toda a semana no estado, as cidades mais atingidas pelas cheias tentam se recuperar dos estragos causados. Em Tuntum, a 365 km de São Luís, a chuva quase devastou a cidade durante a maior enchente em 30 anos registrada na região.
Vídeo mostra município de Tuntum alagado após chuva
Após o transbordamento do rio Itapecuru em Codó, a 290 km de São Luís, equipes da Defesa Civil e do Exército se mobilizam para resgatar as vítimas das enchentes. O trecho BR-135 entre Presidente Dutra e Dom Pedro que foi destruída com a força da enxurrada, já foi recuperado metade da pista. Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) trabalha no local para liberar a segunda parte da via.
G1 Ma
0 Comentários