AGRICULTURA: Prefeitura de Caxias lança projeto que irá construir barragens na zona rural do município


Foi realizado na manhã desta sexta-feira (6) o lançamento do Sistema de Barraginhas. O programa é uma reivindicação da Prefeitura de Caxias ao Governo Federal, via Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A solenidade aconteceu no Povoado Alecrim, situado a 70 Km do centro de Caxias. Estiveram presentes o engenheiro agrônomo da Embrapa, Carlos Vitoriano, o prefeito Leo Coutinho, o secretário de Agricultura, Manoel Silveira, vereadores e lideranças comunitárias.


O projeto prever a construção de 230 mini-represas. Benefício para agricultores como Valdemar Carvalho. “As chuvas têm caído pouco neste ano no nosso município e isso prejudica o plantio. Espero que com essas barragens nos ajude a melhorar a nossa produção”, disse o agricultor.

Ajuda necessária

“Apenas cinco municípios no Maranhão vão ser atendidos com esse projeto. Começamos a executar. Serão dois meses de muito trabalho. Não tenho dúvida que esta ação vai melhorar a vida de muitas famílias que dependem da terra para viver”, afirma o prefeito Leo Coutinho.




De acordo com o secretário Manoel Silveira, “o objetivo das barraginhas é levantar o lençol freático com o acúmulo de água da chuva para depois ser usada tanto no plantio como para o consumo dos animais”.


O primeiro local a receber o programa das barragens será a comunidade Alecrim e depois o trabalho se estenderá a outros povoados.


Fonte: Ascom / Prefeitura de Caxias

Postar um comentário

0 Comentários