Governo participa da entrega do mercado municipal e de Feira de Agricultura em Lagoa Grande

Secretário de Agricultura Familiar do Estado Adelmo Soares no momento de seu discurso

O Governo do Estado participou de vários eventos ligados à agricultura familiar, no município de Lagoa Grande, Região Central do Maranhão, microrregião do Pindaré, realizados na sexta-feira (8). O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Mauro Jorge, estiveram presentes na inauguração do mercado municipal Emídio Borba de Araújo e de uma feira de Agricultura Familiar, acompanhados do prefeito municipal Jorge Eduardo Gonçalves de Melo (PT).
Além das inaugurações, os secretários participaram de uma ampla reunião no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), com lideranças dos movimentos sociais, o ex-deputado Domingos Dutra e o diretor de Recursos Fundiários do Iterma, Francisco Freitas.
Em todas as ocasiões o secretário Adelmo Soares destacou as inúmeras ações voltadas para a agricultura familiar, que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), sobretudo nos 30 municípios que compõe o ‘Mais IDH’, que é o caso de Lagoa Grande. “Os nossos trabalhos estão voltados para o campo, que preveem mais produção com assistência técnica, crédito e acesso a terra por meio da regularização fundiária”, garantiu Adelmo Soares.
O presidente do Iterma, Mauro Jorge, ressaltou que as ações do governo Flávio Dino têm um importante diferencial com a participação popular e que os movimentos sociais são os principais parceiros. Ele destacou a realização de uma audiência pública, no STTR no sentido de orientar os trabalhadores rurais quanto ao procedimento e documentação necessária para iniciar o processo de regularização fundiária. “Os nossos técnicos já iniciaram esse trabalho aqui no município”, acrescentou o dirigente.
O prefeito Jorge de Melo fez questão de agradecer o apoio que tem recebido do Governo do Estado, por meio da SAF, Iterma e demais órgãos. Ele lembrou o andamento das obras de construção da estrada que liga o seu município a Lago da Pedra e disse, ainda, que a homenagem ao Emidio Borba de Araujo é justa por ele ter sido um homem de Deus, honrado e respeitado na cidade. O mercado terá, preferencialmente, produtores de alimentos 100% naturais e o movimento inicial já foi considerado excelente.
Também participaram das inaugurações e reunião no STTR o secretário adjunto da SAF, Francisco Sales; vice-prefeito, Divar Carlota; representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; dos Trabalhadores da Agricultura Familiar; vereadores; secretários municipais e centenas de trabalhadores rurais e moradores da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários