O OUTRO LADO DA MOEDA: Conselho tutelar funciona em condições precárias em Aldeias Altas

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Conselheiros dizem que não há privacidade para atender casos de abuso.

Órgão funciona em casa de três cômodos sem forro e sem água.


O prédio onde funciona o Conselho Tutelar de Aldeias, no Maranhão, localizado na Avenida Alderico Machado, está funcionando em condições precárias. De acordo com os conselheiros, os problemas vão desde as instalações do prédio até a falta de veículo para deslocamento.
O órgão funciona em uma casa de três compartimentos com apenas um ventilador e sem água nas torneiras e nem no banheiro. As salas são muito próximas umas das outras e não possuem forro, o que dificulta a privacidade no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abusos.
"Não temos privacidade nenhuma, não o mínimo de privacidade para que nós possamos atender esses casos que sabemos que são sigilosos", conta o coordenador do Conselho Tutelar de Francinaldo Mascarenhas.
No ano passado, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público, a Prefeitura de Aldeias Altas e o Conselhor Tutelar para resolver os problemas. Na ocasião, o executivo municipal se comprometeu a resolver o problema em dez dias. O acordo venceu em outubro do ano passado. No termo, contém os iténs que deveriam ser atendidos pela prefeitura, mas, das seis reivindicações, somente dois duas teriam sido atendidas.
Outra reclamação é por causa da falta de transporte regular, que limita o atendimento dos conselheiros à área urbana da cidade. "Quando temos carro à disposição na sexta-feira, é limitado só à cidade, o interior fica de lado porque não tem combustível ou porque o carro não aguento ir até a localidade", revela Mascarenhas.
Esclarecimento
Por telefone, o prefeito de Aldeias Altas Dr. Tinoco (PMDB) informou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público está sendo cumprido com a reforma da sede do conselho tutelar no Município. Ele disse ainda que o conselho tem carro toda vez que é solicitado e que está tentando, junto ao governo federal, a aquisição de um veículo para o órgão.

Fonte: G1 Ma

Postar um comentário

0 Comentários