Pesquisa indica segundo turno para governador do MA. Lobão Filho cresce


A pesquisa está registrada com o número 0053/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foram ouvidas 1.600 pessoas em todo o Maranhão.

  
A pesquisa do Instituto Data Mérita, divulgada na última quinta-feira, aponta que a disputa pelo governo do Maranhão poderá ter um 2º turno entre o candidato comunista Flávio Dino e o senador do PMDB, Lobão Filho. Dino tem 39,25% das intenções de votos, contra 32,12% de Lobão Filho. Mas a soma do índice de Lobão com a dos demais candidatos - Zeluís Lago (4,81%), Antonio Pedrosa (1,88%), Saulo Arcangeli (1,37%) e Josivaldo Correa (0,94%) - supera em mais de 2 pontos o total do comunista - 41,12% a 39,252% - o que garante una nova rodada de disputa.
Para não haver 2º Turno, é preciso que o primeiro colocado na disputa alcance mais de 50% dos votos válidos, o que, pelos números do Data Mérita, não foi alcançado pelo candidado comunista.
A pesquisa foi contratada pelo Sistema Maranhense de Comunicação, e levantada entre os dias 16 e 18 deste mês. Está registrada com o número 0053/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foram ouvidas 1.600 pessoas em todo o Maranhão. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda segundo o Instituto Data Mérita, Flávio Dino aparece com 10 pontos percentuais a menos que o registrado na pesquisa do Instituto Ibope, divulgada no último fim de semana - embora não seja considerada a comparação de dois levantamentos com metodologia diferente. O comunista tinha 48% no Ibope.
Em seguida vem o candidato Lobão Filho com 32% das intenções de voto. São cinco pontos percentuais a mais que no levantamento Ibope quando o peemedebista apareceu com 27%.
A diferença entre Lobão Filho e Flávio Dino na pesquisa do Ibope era de 21 pontos percentuais, o que mostra uma queda de 14 pontos entre um e outra pesquisa , num prazo de apenas uma semana.

Senado - Na disputa de senador, lidera o candidato da coligação "Pra Frente, Maranhão", Gastão Vieira (PMDB), com 29,83%%. O peemedebista é seguido pelo candidato da coligação "Todos pelo Maranhão", Roberto Rocha (PSB), que obteve 24,45% das intenções de votos, segundo o Instituto Mérita.
Os candidatos Marco Silva (PSTU), Haroldo Sabóia (PSOL) e Gersão (PPL) obtiveram 3,63%, 3,63% e 3,38%, respectivamente. Eles são seguidos por Evan de Andrade, que aparece com 1,81% das intenções de votos.
Gastão Vieira e Roberto Rocha polarizam a disptua pelo Senado desde o início da campanha. Apesar de o candidato do PSB ter sido lançado há bem mais tempo, Gastão Vieira recuperou terreno e ultrapassou o adversário nas últimas semanas da disputa.
fonte: O ESTADO DO MARANHÃO

Postar um comentário

0 Comentários