SAÚDE – Serviços de Saúde Bucal são ofertados na UPA, CEO e UBSs

Os serviços de saúde bucal seguem sendo realizados em Caxias. Atualmente, o município conta com atendimentos odontológico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Complexo Hospitalar Gentil Filho, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão disponíveis os serviços de urgência e emergência odontológica, todos os dias durante 24h. No Complexo Hospitalar Gentil Filho esse tipo de atendimento é destinado para casos graves, como pacientes descompensados, biópsias orofaciais e traumatologia orofacial. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona de segunda a sexta, até às 22h, estão sendo realizados os serviços de urgência endodônticas e odontopediatricas. Já as Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimentos de urgência, emergência e atendimentos eletivos de gestantes e pacientes com comorbidades.
O coordenador de Saúde Bucal, Thiago Henrique, explicou o funcionamento dos serviços odontológicos no município. “Nós vamos ter nos nossos serviços a média complexidade odontológica, que é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), funcionando das 8h às 22h. Lá nós vamos ter especialistas, como odontopediatra, para atender crianças; radiologia, para fazer imagens radiográficas; raio X de elementos dentários; cirurgiões para fazer cirurgias um pouco mais complexa. Temos também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24h com a equipe odontológica, de domingo a domingo, para casos de urgência, emergência e dor aguda. No Complexo Hospitalar Gentil Filho, nós temos uma equipe especializada para resolver os casos mais complexos, lá o encaminhamento tem que ser via CEO, primeiro eles têm que entrar em contato, porque lá não é para funcionar como porta de entrada de urgência, a nossa urgência é a UPA”, disse.
O coordenador também falou sobre as especialidades odontológicas disponíveis no município. “Aqui temos a presença de todas as especialidades, é bem completa. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) nós temos endodontistas, especialistas em canais, periodontistas, especialistas em saúde da gengiva, e do osso da cavidade oral. Temos os cirurgiões bucomaxilos, que são aqueles que fazem as cirurgias mais complexas, odontopediatras, radiologistas e um bucomaxilo na equipe de trauma deslocado para o hospital, para resolver esses casos bem mais complexos. Já na UPA, temos nossos urgencistas 24h, que são treinados para resolver os casos de urgência”, ressaltou Thiago Henrique.
O cirurgião dentista da Unidade Básica de Saúde do Campo de Belém, Jânio Sousa, destacou a importância das pessoas continuarem os cuidados com a saúde bucal durante a pandemia. “Manter a mecânica de escovação, que a gente sempre preconiza para o paciente, que é escovar no mínimo três vezes ao dia, o uso do fio dental é importante, bem como evitar alimentos à base de açúcar, para escapar-se de problemas maiores no futuro. Por conta também da situação que estamos enfrentando, que é a pandemia, quanto mais a gente puder evitar estar dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é o melhor meio. No momento, nós dentistas aqui do município e de vários lugares do Brasil, estamos realizando somente atendimentos de urgência e emergência, isso é uma maneira de poder fazer que o paciente possa se exaurir desse meio”, finalizou. Ascom.

Postar um comentário

0 Comentários