AVANÇO - Prefeitura de Caxias vai implantar serviço de neurocirurgia no Complexo Hospitalar Gentil Filho


A Prefeitura de Caxias vai implantar o serviço de neurocirurgia a partir do mês de abril. O anúncio foi feito pelo prefeito Fábio Gentil durante o programa Café com o Prefeito, que vai ao ar na Rádio Educativa Guanaré FM das 6h às 7h toda segunda-feira.
O gestor informou que o Complexo Hospitalar Gentil Filho vai ser adequado com novo centro cirúrgico para receber toda a estrutura que será necessária para oferecer o serviço. Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos, crianças, neonatos e, nos últimos anos, de fetos portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas cranioencefálicos e lesões raquimedulares passíveis.
“Caxias será a primeira cidade do Nordeste a ter o serviço de neurocirurgia pago com recursos próprios, pagos pela própria Secretaria Municipal de Saúde. Nós iremos fazer toda e qualquer cirurgia de cabeça, todo e qualquer coágulo, cirurgia da coluna, e de portas abertas. Hoje o caxiense é regulado para hospitais de Coroatá, Presidente Dutra ou São Luís, e pode ter a vida tirada por falta do serviço. Como nós estamos sofrendo muito com isso, é um serviço caríssimo, mas nós estamos cortando todos os custos possíveis de eventos, tudo que pode ser feito para salvar vidas”, afirmou o prefeito de Caxias.
Caxias será a primeira cidade do Nordeste a oferecer o serviço com recursos próprios pelo município. Geralmente, para que o paciente tenha acesso ao serviço de neurocirurgia, ele precisa ser regulado para uma unidade hospitalar estadual para ser atendido. Com a implantação do serviço, Caxias se torna uma referência no Maranhão e no Nordeste.
Fonte: Ascom Cx
“Até o craniótomo a equipe vai adquirir para colocar no Hospital Gentil Filho. Vai ser o hospital mais equipado de todo o estado do Maranhão. É motivo de orgulho para todos os caxienses ter o serviço de neurocirurgia”, afirma Fábio Gentil.

Postar um comentário

0 Comentários