SEMÁFOROS - Intervenções na sinalização pode desafogar o movimento em pontos críticos do trânsito em Caxias

Mudancas poderão melhorar a trafegabilidade na praça da Chapada. 

Condutores de veículos, transeuntes e empresários no entorno da Praça da Chapada tem se queixado  constantemente da sinalização semafórica daquela área. O vai e vem de veículos em tempos e sentidos diferentes, acabam tirando a paciência de qualquer um.

A demora entre o tempo de abertura de um semáforo e outro, combinado com a condição diretiva do trânsito tem atrapalhado a vida de muita gente.
Mesmo pessoas leigas no assunto, tem percebido o quanto é confuso transitar naquela área.

O blog contactou um especialista no assunto que deu dicas de como é possível mudar a sinalização naquele trecho, garantindo maior fluidez durante o tráfego de veículos e pessoas.

A solução poderia partir da seguinte maneira:

1 - Veículos que estivessem na Rua Lacy Assunção (Antiga Rua da Tangerina), teriam apenas duas opções de sentido:
a) - Fazer conversão à direita e seguir no sentido do bairro Refinaria.

b) - Fazer o contorno na Praça da Chapada, para em seguida, tomar direção ao centro da cidade, e jamais, fazer a conversão retornando para a Refinaria ou Rua Rio Branco.

Esses dois semáforos estariam abrindo e fechando simultanemanete.

2 - Os semáforos na Avenida da Independência, no sentido Leste-Oeste  também devem ser sincronizados e os veículos obedeciriam os sentidos a seguir:

a) Quem vier na mão direita (Refinaria-Centro), teria a opção de seguir em frente ou fazer a conversão à direita, no canto da Praça da Chapada.

b) Quem estiver na mão do meio (Centro-Refinaria), teria como opções, seguir em frente ou conversão à esquerda, no canto da Praça da Chapada.

b) Quem vier na mão direira (Centro-Refinaria), teria teria três opções de trafegabilidade: Seguir em frente, continuar na mão e fazer a conversão na Rua Rio Branco (à direita) ou ainda conitnuar dirigindo até fazer a conversão para a Rua Lacy Assunção.

Quando as vias centrais nos dois sentidos estiveram em sinal vermelho, será o momento de passagem de pedestres nas faixas espressas.

De acordo com o especialista, com essas intervenções, o tempo médio na parada para o semáforo teria seu tempo reduzido em mais de 30%. Ele explica ainda que não cabe apenas fazer alterações, é necessário uma campanha de conscientização sobre as mudanças do tráfego.

Postar um comentário

0 Comentários