Ex-prefeito Paulo Marinho com mais uma iniciativa visando economia e geração de emprego e renda aos caxienses e região Leste do Estado. 

Caxias, no Maranhão,  conhecida como a princesa do sertão, mais importante cidade do Leste do Maranhão, tem aproximadamente 170 mil habitantes e localização privilegiada. Situada na linha do Equador, a cidade recebe volumes expressivos de luminosidade o ano inteiro condição que permite alta eficiência na produção e geração de energia fotovoltaica mais conhecida como solar. 

O ex-prefeito da cidade Paulo Marinho, é um dos que defendem a cidade como prioritária para a geração dessa energia limpa e renovável. Segundo Paulo Marinho, Caxias não apenas tem luz em abundância que é fator primordial para a geração de energia fotovoltaica, como tem também redes de transmissão e sub estação em construção capaz de abrigar grandes usinas geradoras.

A energia solar segundo Marinho, poderia baratear o custo de produção de insumos e trazer investimentos e empregos para a região prejudicada com a alta tarifa energética cobrada. "Temos todas as condições para geração de energia solar. Temos terras baratas, infra estrutura, logística, e luz o ano inteiro", explica o ex-prefeito.

O financiamento para instalação de usinas solares também está disponível no. BNDES e BNB. Um Fórum patrocinado pela FAI-Faculdade do Vale do Itapecuru vai discutir, em maio,  essa forma de geração limpa.