Fato aconteceu nessa semana. 

Uma nuvem assustou banhistas e moradores de Florianópolis nesta quinta-feira (20), na Praia do Campeche, no Sul da Ilha. Chamada de 'shelf cloud' ela se forma quando a temperatura está elevada no solo e encontra uma camada de ar mais frio, ou seja, quando há um forte calor na superfície e um ar frio em altitude.

Segundo a técnica em meteorologia Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia, o ar quente se condensa rapidamente ao atingir as camadas na atmosfera e gera o aspecto que impressiona.

Esse tipo de nuvem sempre aparece antes de uma tempestade - e é perigosa pois gera ventos fortes. A nuvem se move rapidamente e também foi vista em outros pontos da capital catarinense.

A quinta-feira foi marcada por vários temporais em Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, 42 mil unidades consumidoras ficaram sem energia.

O problema foi resolvido em parte das cidades, mas, na manhã desta sexta (21), 1,5 mil unidades ainda estão sem energia elétrica, segundo Adriano Luz, chefe da Agência Regional.

Meio Norte