Prefeito Fábio Gentil fazendo o uso da palavra na Conferência Municipal de Saúde. 


Com o tema: “A Saúde que Temos Para Chegar à Saúde que Queremos”, a IX Conferência Municipal de Saúde de Caxias teve sua abertura solene na tarde da última quarta-feira, 23 de agosto, no auditório do Centro de Treinamento João Paulo II.
A ocasião contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Socorro Melo; secretário de Governo, Catulé Júnior; Sargento Moisés, vereador, representando a Câmara Municipal; vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, além de demais autoridades municipais e representes da sociedade civil organizada, usuários do SUS e a sociedade em geral.
“Estamos aqui com um objetivo principal, o de ouvir a demanda do povo de Caxias que participa diretamente, que precisa da saúde pública. Vamos ouvir e encontrar soluções possíveis para que possamos trabalhar juntos, para que realmente tenhamos a saúde que a gente quer”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.
Na abertura, a Banda Lira Municipal apresentou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Caxias. Jovens do Centro da Juventude do Bairro Ponte também apresentaram uma dança latina.
O vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, enfatizou a importância do evento para a atual administração.
“É importante para que possamos ter propostas baseadas na real necessidade do município, que vai ajudar o poder executivo governar a cidade durante os próximos anos”, explicou Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito de Caxias.
A vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS ), Iolete Arruda, também esteve presente e, na oportunidade, ministrou a palestra magna. Representando o Governo do Estado, compareceu a senhora Eliete Carneiro dos Santos, apoiadora das regionais de saúde da região dos cocais.
Segundo o presidente da comissão organizadora, César Furtado, a Conferência acontece a cada quatro anos e tem como objetivo estabelecer diálogos para encontrar maneiras de oferecer uma saúde de qualidade, igualitária e digna à população caxiense.
Para a secretária de Saúde do Município, Socorro Melo, “A Conferência é um dos momentos mais importantes da administração, onde discute-se o que se tem e o que é necessário para melhorar em termos de saúde”, destacou.
Confira mais fotos do evento de abertura da Conferência:
II dia da IX Conferência Municipal de Saúde de Caxias
No segundo dia da IX Conferência Municipal de Saúde de Caxias, 24 de agosto, o evento teve em sua programação palestras importantes para a elaboração de propostas à saúde do município. A abertura foi com uma dinâmica de grupo e uma oração conduzida pela conselheira de saúde, Maria Júlia, onde todos interagiram de forma muito participativa.
As palestras foram conduzidas por Javier Ramirez (Participação da Comunidade e o Controle Social), Fernanda Batista (Epidemiologia e Desigualdade Social), Dr. Ítalo Noronha (Compreensão da Lei Civil 141 de 13/ 01/ 2012, e Gestão e Recursos Financeiros do SUS) e pela secretária Municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo (A Importância dos Planos Plurianual e Municipal de Saúde Para a gestão do SUS.
Todas as palestras foram mediadas pelos relatores da comissão organizadora, Evadilson Costa e Amanda Serejo.
O plenário composto por usuários do SUS, membros da sociedade civil organizada, instituições e demais participantes, tiveram voz e vez para questionar os palestrantes. Todos os participantes da Conferência tiveram direito a certificados com carga horária de 20h.
A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ana Rita, falou sobre a importância da Conferência.
“O momento é importante, nós vamos poder elaborar propostas e diretrizes importantes que venham a beneficiar os usuários do SUS que contemplam, também, a pessoa com deficiência, atendendo nossas demandas de saúde”destacou.
A secretária Municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, lembrou que é um momento ímpar, onde pode-se ouvir comunidades e instituições fazendo um resumo de tudo que é necessário para gerir as solicitações feitas.
“Nós estamos ampliando a Planificação, que é um programa de qualidade no atendimento com agendamento, onde o paciente é atendido por vários profissionais e estamos trazendo também pra Atenção Média, através do CEAMI. Vamos também estender ao PAM; a Atenção Primária é a nossa prioridade! Estamos resgatando o Hospital Geral que passará a ser um complexo hospitalar”ressaltou a Dra. Socorro Melo, secretária Municipal de Saúde.
A participante Ursulina Lopes fez questão de destacar a ampla divulgação que foi feita com relação a realização da IX Conferência Municipal de Saúde de Caxias.
“Para mim foi muito importante o fato de se fazer uma grande divulgação para que a sociedade esteja ciente e, assim, abrir oportunidade para os cidadãos e as instituições. Foi excelente a divulgação, a minha filha observou e me chamou atenção, me causou interesse e fez com que eu saísse da minha casa para passar o dia inteiro aqui; sinceramente, eu nunca tinha visto uma conferência tão bem propagada como esta”, enfatizou Ursulina.
Ainda no segundo dia do evento, formou-se os grupos de trabalho e sugeridas as propostas de melhorias à saúde que foram devidamente apresentadas à comissão organizadora e aprovadas pela plenária. As atividades se encerraram com a eleição das entidades com os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Caxias, que terão seus nomes amplamente divulgados após publicação no Diário Oficial do município, bem como as propostas apresentadas.
Ascom Cx
Confira mais fotos do II dia da Conferência: 
Confira a reportagem: