foto Nilton Messias
A cidade de Codó foi escolhida para sediar uma das mais importantes discussões sobre a saúde da população negra através da Escuta Territorial, promovida pelas secretárias de Estado da Saúde, e da Igualdade Racial em parceria com a Coordenação de Políticas de Igualdade Racial de Codó. O evento, que aconteceu no auditório da Associação Comercial, reuniu representes de diversas cidades, como Caxias, Capinzal, Coroatá, Timon e Codó. Na oportunidade estavam presentes o Secretário Municipal de Governo, João de Deus, representando o Prefeito Nagib, a Secretária Adjunta de Estado de Igualdade Racial, Teresa Guterres o Diretor do Departamento de Cultura e Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, entre outras autoridades.
A Escuta Territorial sobre a saúde da população negra se fez necessária após um levantamento de demandas e prioridades para construção coletiva da Política Estadual de Saúde Integral da População Negra do Maranhão, que prioriza a redução das desigualdades étnico-raciais combatendo o racismo nas instituições de serviços do SUS. “Ainda temos em nosso país e em nosso estado índices muito grandes de exclusão da população negra na política de saúde. Temos dados graves, por exemplo, de mulheres negras que morrem ao dar a luz e crianças negras que morrem é muito grande. Precisamos de políticas preventivas que atenda essas comunidades e apurar com precisão as demandas especificas. Ter essa atenção do prefeito Nagib e sua equipe de gestores é fundamental”, explicou a Secretária Adjunta de Estado de Igualdade Racial Teresa Guterres.
O Diretor do Departamento de Cultura e Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, destacou a importância de temas sobre a matriz africana para discussões, que resultará em um plano de prioridade coletiva da política estadual de saúde da população negra. “Importante esse encontro ara se discutir a saúde especificamente da população negra, pois há essa especificidade. O olhar para o negro ainda é diferenciado. Por isso  a necessidade de se discutir políticas públicas para a comunidade negra, sobretudo as quilombolas.  Saúde integral da população negra é o assunto a ser debatido hoje aqui, com seus eixos temáticos. Desse debate sairão as propostas a serem entregues a governo do Estado”.
Representando o prefeito Nagib no evento, o secretário de governo, João de Deus, garantiu total apoio da gestão às políticas de igualdade racial. “Recebemos a secretária de Igualdade Racial neste encontro e o prefeito Nagib deu total apoio para que pudéssemos realizar este evento tão importante para as políticas públicas, para um olhar mais detalhado à nossa população negra e quilombola, uma vez que a população de matriz africana de Codó é superior a 75% de nossa população”.
Ascom PMC