Você acha que sabe tudo sobre o WhatsApp? Será que sabe mesmo? O mensageiro de propriedade do Facebook é um dos mais populares da atualidade, contando com mais de 1 milhão de usuários ativos, e traz alguns recursos que não ficam tão óbvios assim se você não tiver dado aquela boa fuçada.
Mas a gente está aqui para ajudá-lo a descobrir tudo o que o aplicativo oferece! Descubra 15 truques escondidos no WhatsApp que não são tão conhecidos assim.
Peça para a Siri ler, responder e enviar mensagens
Usuários de iPhones e iPads podem contar com a assistente da Maçã para usar o WhatsApp em seu lugar. A Siri consegue ler qualquer mensagem não visualizada, em alto e bom som, e também consegue respondê-las e redigir novas mensagens.

Em seu dispositivo, acione a assistente dizendo “E aí, Siri, leia minha última mensagem do WhatsApp” para tal. Se quiser que ela responda alguma coisa, é só pedir “E aí, Siri, envie uma mensagem do WhatsApp para” e diga o nome do contato.
Não deixe saberem que você visualizou uma mensagem
Sabe quando o símbolo que mostra que a mensagem foi enviada fica azul, mostrando que ela já foi lida? Isso pode dar uma dor de cabeça e tanto para muitas pessoas que têm o hábito de ler as mensagens, mas que não respondem imediatamente. Se esse for o seu caso, você pode desativar essa marcação colorida e não deixar que saibam que você já leu o recado, só ainda não pôde (ou não quis) responder.

É só abrir os "Ajustes" do WhatsApp, acessar o menu "Conta" e entrar em "Privacidade". Lá, desabilite a opção “Recibos de leitura”.
Ative negritos, itálicos e tachados
Sabe quando você quer dar ênfase a alguma parte da mensagem, mas acha deselegante ficar escrevendo em caixa alta? Pois é possível escrever com palavras em negrito, itálico e tachado.

Se quiser negritar alguma coisa, é só escrever as palavras entre *asteriscos*. Para itálico, basta fazer o mesmo, mas, no lugar do asterisco, colocar uma _sublinha_. E se quiser deixar uma ou mais palavras riscadas, para adicionar o tachado é só escrevê-la com o ~símbolo do til~.
Descubra os contatos com quem mais conversa
Essa serve somente para quem usa iOS: você pode descobrir quem são aqueles contatos com quem mais conversa, e, consequentemente, quais bate-papos consomem mais espaço no armazenamento de seu aparelho.

É só acessar os "Ajustes" do aplicativo, tocar em “Uso de dados e armazenamento”, ir para “Uso de armazenamento” e descobrir quais conversas acumulam mais conteúdo. Clicando nesses chats, você descobre exatamente o quanto de textos, fotos, GIFs, vídeos, mensagens de voz e documentos essa pessoa ou grupo já enviou para você, e, tocando em “Gerenciar”, você pode limpar tudo de uma só vez.
Inclua automaticamente datas mencionadas nos chats ao seu calendário
Outro recurso disponível somente para dispositivos Apple é a possibilidade de incluir, automaticamente, datas mencionadas nas conversas a seu calendário.

Quando receber uma mensagem dizendo, por exemplo, “vamos nos reunir no dia tal”, é só você tocar nessa essa parte da conversa para aparecer a opção “criar evento”.
Marque conversas como não lidas
Para não se esquecer de alguma informação passada durante uma conversa, você pode marcar a mensagem como não lida.

No iOS, é só deslizar com o dedo em cima da mensagem para o lado direito, e escolher a opção de marcar como não lida. Já no Android, você precisa pressionar a mensagem para que surja o menu de opções e, ali, marcar como não lida.
Escolha se deseja baixar conteúdos de mídia automaticamente
Você pode configurar seu WhatsApp para baixar (ou não) automaticamente conteúdos de mídia, como fotos, áudios e vídeos.

É só acessar os "Ajustes", tocar em “Uso de dados e armazenamento” e, ali, escolher item por item se nunca quiser fazer o download automático, se isso é permitido somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi, ou se pode acontecer tanto no Wi-Fi quanto com a conexão de dados.
Deixe as notificações mais discretas
Sabe quando você deixa seu celular à mostra, por exemplo, na mesa do trabalho, e não quer que os olhos curiosos dos colegas avistem a prévia de suas mensagens quando chegar uma notificação?

No iOS, você pode configurar para que somente o nome do contato apareça nesse alerta, sem a prévia do conteúdo. Basta acessar os "Ajustes" do aplicativo, ir em "Notificações" e desabilitar a opção “Mostrar pré-visualização”.
Já no Android o WhatsApp não oferece esse recurso, sendo necessário abrir as configurações de notificações do próprio sistema para impedir que os alertas do mensageiro apareçam na tela bloqueada.
Esconda sua foto de perfil
Para aqueles usuários mais discretos, que não gostam de estampar seu rosto em tudo quanto é foto de perfil, mas que também não deseja colocar uma imagem qualquer ali, o WhatsApp permite esconder sua foto de perfil.

Nos "Ajustes", toque em “Conta” para abrir as opções de “Privacidade”. Em “Foto de perfil” você pode escolher se toda e qualquer pessoa visualizará essa imagem ou se deseja exibi-la para apenas para seus contatos, ou para ninguém.
Crie atalhos para conversas específicas
Já esta opção vale somente para Android: você, usuário do sistema do robôzinho verde, pode criar atalhos personalizados para algumas conversas, facilitando encontrá-las sempre que desejar sem perder tempo com essa busca.

Acesse as opções de "Conversas", toque em "Conversas" específicas, "Menu" e, depois, "Criar atalhos". Pressione o chat desejado para abrir o menu e, em seguida, adicione o atalho.
Veja as conversas mais recentes sem abrir o app
Mais um recurso disponível somente para iOS é este de poder ver as conversas recentes sem precisar abrir o aplicativo. Na verdade, quem faz isso é um widget chamado WhatsApp Recent Chats, que permite visualizar até oito de seus chats mais recentes

Na tela bloqueada, deslize com o dedo para o lado direito para abrir a tela onde, lá embaixo, há um botão “Editar”. Então, adicione o widget do WhatsApp que, em português, se chama “Conversas recentes”. Então, você verá a foto de perfil dos contatos que mandaram as últimas mensagens e, clicando em um deles, a conversa será aberta.
Envie a mesma mensagem para vários contatos
Você não precisa criar um grupo com todos os amigos para quem deseja perguntar se vai rolar o happy hour mais tarde. Muita gente não gosta muito de participar de trocentos grupos no WhatsApp, então o mensageiro permite que o usuário envie a mesma mensagem para vários contatos, separadamente.

É só abrir a tela de conversas, e clicar em "Listas de transmissão".
Descubra há quanto tempo aquela pessoa está te ignorando
Essa vai para quem tem um quê masoquista em seu coração: quando você enviar uma mensagem, e não obtiver resposta, você pode descobrir quando foi que o contato ingrato visualizou seu recado, mas escolheu não respondê-lo.

No iOS, é só deslizar com o dedo para a esquerda em cima da mensagem ignorada. Aparecerá uma tela mostrando o horário em que ela foi enviada, e a hora em que foi lida.
Já no Android, é só tocar no ícone “i” de informações daquela conversa.
Personalize as notificações
Para que as mensagens daqueles contatos mais importantes não fiquem perdidas no meio de tantas notificações de outras conversas, você pode personalizar esses alertas e dar uma atenção especial a determinados chats.

Ao clicar no nome do contato, dentro da conversa, abrirá um menu de opções de configurações especiais para aquela pessoa. Ali, existe a opção “personalizar toque”. Então, sempre que aquele amigo enviar mensagens, o toque da notificação será diferente.