Parte do teto desabou sobre alunos de escola do nível fundamental em São Luís (Foto: João Ricardo/G1)Parte do teto desabou sobre alunos de escola do nível fundamental em São Luís (Foto: Divulgação/G1)
Uma parte do teto da Escola Municipal Darcy Ribeiro desabou na tarde desta segunda-feira (27) e deixou uma professora e dois alunos ficaram feridos. A escola fica no bairro Sacavém e foi incendiada por vândalos em setembro de 2016. Na época, a prefeitura de São Luís disse ter reformado o prédio em parceria com o governo do Estado, versão contestada por servidores.

A estrutura caiu sobre cerca de 30 alunos do 6º ano, de 11 e 12 anos.  As causas do desabamento ainda não foram esclarecidas. As vítimas foram levadas para o Hospital Djalma Marques (Socorrão 1), no Centro. Uma equipe da Defesa Civil interditou o local para fazer um levantamento das condições do prédio.
Três alunos e um professor ficaram feridos apo´s o desabamento de parte do teto da escola em São Luís (Foto: João Ricardo/G1)Três alunos e um professor ficaram feridos (Foto: João Ricardo/G1)
Dona Balbina, tia de uma das alunas que estava na classe de aula, lamentou a falta de estrutura do local. “Foi Deus que meteu a mão e não matou essas crianças. Um milagre não ter morrido nenhum desses meninos. Minha sobrinha estava na sala, está super nervosa e chorando demais. O colégio está todo comprometido. As salas estão cheias de água, está tudo horrível, não tem condição dos meninos estudarem”, afirmou.  

Além do teto do prédio, a cobertura do ginásio está comprometida. Outro problema evidenciado com a chuva foram os alagamentos de várias salas. A sala que foi incendiada em 2016 está fechada sem funcionamento desde o ocorrido.
Uma equipe da Defesa Civil interditou o local para fazer um levantamento das condições da escola em São Luís (Foto: João Ricardo/G1)Defesa Civil interditou o local para fazer um levantamento das condições da escola (Foto:divulgação/G1)
G1 fez alguns questionamentos à Prefeitura de São Luís sobre as condições estruturais do prédio, do valor aplicado na reforma e que tipo de recuperação foi realizada. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) se limitou a dizer que a referida unidade vai passar por vistoria e será submetida a perícia técnica para determinar as causas do ocorrido e avaliar as condições de segurança do prédio. Confira a nota na íntegra abaixo:
NOTA
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que o teto de uma sala de aula da Unidade de educação Básica (U.E.B.) Darcy Ribeiro (Sacavém) desabou em consequência das fortes chuvas registradas no início da tarde desta segunda-feira (27).  Um estudante e uma professora sofreram arranhões e uma aluna foi levada para o hospital Socorrão I com escoriações, permanece em observação, mas passa bem.

A Secretaria informa ainda que foram acionados, de imediato, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar, e que uma equipe técnica da secretaria foi enviada à escola em regime de urgência, onde atendeu aos pais e demais estudantes com os esclarecimentos necessários.
A Semed esclarece que a referida unidade vai passar por vistoria e perícia técnica para determinar as causas do ocorrido e avaliar as condições de segurança do prédio.  A Semed reforça que providenciará as intervenções estruturais necessárias e que os dias letivos serão integralmente repostos mediante calendário suplementar a ser elaborado pela Semed em diálogo com a comunidade escolar.
G1 Ma