Paredões de som também são conhecidos como carretinhas em Codó (MA) (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Fiscalização é realizada com apoio da Polícia Militar e Dmtrans.
Foco dessa fiscalização na cidade serão os paredões de som.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

O Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans) e a Polícia Militar vai intensificar a fiscalização contra o abuso do som alto nas ruas de Codó, a 290 km de São Luís. O foco dessa fiscalização serão os paredões de som, também conhecidos como “carretinha”, que foram muito utilizados durante o carnaval.
Antônio Sales, que pertence ao Departamento de Segurança Patrimonial e Trânsito em Codó, explica que o município, por meio de seu Código de Postura, estabelece limite de som em 84 decibéis apenas. Caso este limite seja ultrapassado, o contraventor será encaminhado a um distrito policial.
“Configura uma contravenção penal a utilização em volume acima do permitido onde o cidadão será conduzido ao distrito policial, a Delegacia de Polícia Civil e que lavrará um termo circunstanciado e esse cidadão vai responder de forma penal por aquele problema que ele causou”, explicou Antônio Sales.
O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Codó, o tenente-coronel Jurandy Braga, ressalta que os condutores que utilizam a carretinha precisam ter os documentos em dia. “O pessoal que usa reboque que é a chamada “carretinha” precisam ter, além da documentação do veículo em dia, a documentação desse reboque também devidamente documentado com o pagamento de IPVA de licenciamento. Todas as regras de um veículo normal”.
G1 Ma