Prefeito Fábio Gentil recebe beneficiários do Bolsa Escola e o Secretário de Estado, Deputado Neto Evangelista. 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), participou nesta quinta-feira (23), da ação para entrega dos cartões do Programa Bolsa Escola aos beneficiários dos municípios de Timon e Caxias. Ao todo serão entregues cerca de 6mil cartões. O ato contou com a presença do titular da Sedes, Neto Evangelista.

No segundo ano de execução do programa, Timon tem 2.870 cartões a serem entregues. Já Caxias conta com 3.703 cartões que, também, serão disponibilizados por etapas, de acordo com a organização das prefeituras municipais. Quem recebeu o cartão de débito no ano passado, já pode utilizar o benefício que cai anualmente de forma automática para as famílias contempladas.
Durante a solenidade, o secretário Neto Evangelista entregou 200 cartões no município de Timon, e 100 cartões em Caxias. Ele explicou que 24.978 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos recebem o Bolsa Escola, em Timon. Já em Caxias, o número de beneficiários é de 26.224.

“O Programa Bolsa Escola veio para mudar a realidade da educação no Maranhão. Nosso objetivo é que todas as crianças e adolescentes possuam as mínimas condições para estudar de forma digna. Além do papel social, o programa incentiva a economia local, fazendo circular mais de 1 milhão de reais, tanto em Timon quanto em Caxias, através da compra do material escolar nos estabelecimentos credenciados para fazer a venda dos produtos” disse o secretário.

Com o cartão do Bolsa Escola, programa idealizado pelo governador Flávio Dino, as famílias que já são beneficiárias da ação recebem um saldo de R$ 51 reais por filho, sem limites de filhos, para comprar materiais escolares em um dos 1.414 estabelecimentos da rede credenciada ao programa do governo estadual.





A beneficiária Anete Medeiros relatou que estava emocionada em poder comprar o material para todos os filhos. “Sou muito grata ao governador Flávio Dino, por ter assumido o compromisso feito com a população, permitindo que nos possamos comprar o material completo de todos os nossos filhos. Antes eu comprava o indispensável e somente para os maiores, porque meu dinheiro não dava. Agora, graças ao Bolsa Escola, todos os meus filhos vão ter a oportunidade de estudar com todo o material escolar necessário”, disse Anete.

O prefeito municipal de Caxias, Fabio Gentil, disse que o município tem 18 comércios credenciados e 10 pontos de entrega de cartões. “Ficamos muito felizes em assinar o Termo de Pactuação do Bolsa Escola, para colaborar com o governo Flávio Dino na gestão desse programa que é um dos mais importantes para o desenvolvimento educacional e social do Estado”, afirmou o prefeito, acrescentando ainda que o município mobilizou uma equipe capacitada para fazer a entrega e o desbloqueio dos cartões da forma correta, de forma que não haja qualquer transtorno.

Também esteve presentes à solenidade presença do vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Jr; o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Albuquerque(CATULÉ), entre outras autoridades locais. Já em Timon, o ato de entrega dos cartões contou ainda com q presença do vice-prefeito de Timon, João Rodolfo; o deputado estadual Rafael Leitoa; e a presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Restaurante.

Para tirar dúvidas sobre o programa, a população pode consultar o site http://www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br ou entrar em contato com a ouvidoria do programa pelo telefone ‪0800 098 1656 (chamada gratuita), todos os dias da semana (inclusive fins de semana), das 8h às 20h.







Sedes nos municípios

Além do programa Bolsa Escola, a Sedes está executando diversas ações em favor do desenvolvimento social dos municípios. Em Timon, o secretário Neto Evangelista se reuniu com feirantes locais que reivindicavam melhorias do mercado público municipal “Velho Graça”.
Acompanhado do vice-prefeito da cidade, João Rodolfo, Neto Evangelista se comprometeu em promover melhorias no mercado. 

“A segurança alimentar dos maranhenses também é nossa prioridade e responsabilidade. Timon já recebeu o kit das Centrais e de Abastecimento da Agricultura Familiar e, também, já possui adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan. Portanto, daremos continuidade no trabalho de melhoria da segurança alimentar no município. Após o carnaval, assinaremos um convênio com a Prefeitura de Timon, para reformar o mercado “Velho Graça”, garantindo aos feirantes melhores condições de trabalho”, anunciou o secretário.

De acordo com o feirante Roseno da Cunha, as vendas estão cada vez menores por falta de condições de trabalho. “Além de termos nossos produtos roubados, o sol e o calor prejudicam os alimentos que vendemos. Essa reforma será um grande benefício porque estamos precisando urgentemente de um espaço melhor para melhorar as nossas vendas”, disse o feirante.

Em 2016, foram entregues ao município de Timon o Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). Além disso, o município conta ainda com o Programa Mais Renda, com 250 beneficiários do setor de alimentos, que serão capacitados a partir do dia 6 de março.

Em Caxias, o Programa Mais Renda beneficiará 50 pessoas no setor de beleza, cuja capacitação está prevista para início de abril. O município também já recebeu o kit das Centrais de Abastecimento da Agricultura Familiar e está em processo de adesão ao Sisan.

Ma Gov