A Prefeitura Municipal de Santa Cruz dos Milagres (PI), iniciará ainda neste semestre, o projeto de retirada gradual das gambiarras das ruas da cidade. 

Para que essa ação seja possível, o prefeito Dr. Wilney esteve na capital do Estado, Teresina, onde manteve agenda institucional com o governador Wellington Dias, para tratar sobre o assunto. Segundo o gestor municipal, o pedido aguarda agora a etapa de licitação para que seja efetivamente autorizado.

Num primeiro momento, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, juntamente com Coordenação de Iluminação Pública, está mapeando a situação e identificando os locais mais críticos, por onde os trabalhos devem começar.

O objetivo é substituir antigos postes de madeira, fiações e as ligações irregulares, que representam risco aos moradores, por uma nova instalação elétrica, mais segura e eficiente.

A meta é ampliar as redes elétricas de média e baixa tensão, em todo o município, para possibilitar a regularização de unidades consumidoras que, atualmente, utilizam energia por meio de ligações clandestinas, também conhecidas como gambiarras.

Essa é a primeira vez que o município realiza um procedimento para eliminação de gambiarras em Santa Cruz dos Milagres. De acordo com o gestor, a intenção é fazer com que todas as residências do município tenham o suporte de energia elétrica. 

“Além de garantir luz de qualidade para os munícipes, isso representa também investimento no setor turístico, uma vez que, as constantes quedas de energia é uma das principais reclamações de quem trabalhar no setor de hotelaria e pousadas e que na época de festejos acabam tendo prejuízos devido a oscilação da energia elétrica”, frisou o prefeito Dr. Wilney.

Mano Santos(Capital do Leste)
MTE: 0001419