A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, adquiriu alimentos produzidos pela agricultura familiar local que serão utilizados no abastecimento da Maternidade Carmosina Coutinho, do Hospital Infantil João Viana e Hospital Geral Gentil Filho.
Na manhã desta terça-feira (21), produtores da agricultura familiar de Caxias presentes foram contratados e irão fornecer, juntos, nos próximos doze meses, cerca de R$ 840 mil em alimentos. Cada família de agricultores recebe o valor aproximado de até R$ 6.500,00.

"É uma ação que vem no sentido de atender uma das demandas da agricultura familiar que é a questão da comercialização. Os agricultores precisam melhorar a sua produtividade, precisam de tecnologias, mas se nós não criarmos canais e mecanismos para eles comercializem, que é o resultado final do seu trabalho, não conseguiríamos fazer muita coisa", explica o secretário de Agricultura e Pesca, Ney Jefferson.
Secretário Ney Jefferson

Ao todo, estão sendo beneficiadas 135 famílias, que irão fornecer frutas, verduras e hortaliças para distribuir nas unidades de saúde do município num primeiro momento. Os recursos para a compra destes produtos são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma parceria com o Governo Federal.

O agricultor Raimundo Rufino é um dos contemplados com o PAA. Ele tem uma roça no povoado Santa Rosa, no 3º distrito de Caxias. "É um programa beneficente para aqueles que querem e precisam trabalhar, ele vem em boa hora. Aqueles que aderiram a esse programa e disser que não se deu bem, ele não soube valorizar aquilo que ele ganhou", afirma.


Raimundo Rufino

Luiz Gonzaga é outra referência na agricultura familiar caxiense. Morador do povoado Lagoa dos Pretos, situado no 2º distrito, Luiz elogia a iniciativa da prefeitura. "Importante esse apoio da prefeitura, pois nos ajuda a desenvolver nosso trabalho que é o que dá o sustento de nossa família", disse o produtor rural.


Luiz Gonzaga





Fonte: Noca