PlayWebTV

Prefeita de São João dos Patos emprega o esposo na chefia de gabinete

Gilvana do Zé Mario terá toda a gestão controlada pelo marido. Ele é ficha suja e já foi prefeito da cidade

Em São João dos Patos, município localizado a cerca de 540 quilômetros da capital, a nova mandatária da cidade empregou o próprio esposo na chefia de gabinete do Executivo. A nomeação de José Mário Alves de Souza, o Zé Mário, foi assinada por Gilvana Evangelista de Souza, a Gilvana do Zé Mario, ambos do PDT, desde o dia 2 de janeiro, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) 10 dias depois.
O caso configura um ato clássico de nepotismo, vedado pela Súmula nº. 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), e deve ser alvo de Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Maranhão.
Na chefia de gabinete, Zé Mario, que já foi o mandatário de fato e de direito de São João dos Patos, será agora uma espécie de prefeito paralelo.
Será ele quem coordenará, por exemplo, quem pode se reunir com a esposa prefeita, quais assuntos serão tratados e o que será decidido pela gestão — inclusive em questão de contratos e pagamentos a servidores e terceirizadas. Qualquer encaminhamento de secretários municipais para Gilvana do Zé Mario, ou desta para os secretários, também terá de passar pelas mãos do marido.
Nas eleições de 2016, Zé Mário arrastou sua candidatura até o mês de setembro, quando decidiu retirar seu nome devido uma condenação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, mantida pela Câmara Municipal de Vereadores de São João dos Patos, tê-lo tornado ficha-suja.
Fonte e Redação: Atual7

0 comentários