Já na primeira semana da nova gestão municipal, a cidade começa a ganhar corpo, trabalho e mudanças. Para onde se olha, tem homens da prefeitura empenhados em colocar ordem na casa.
Uma das primeiras ações do prefeito Fábio Gentil é intitulada de "Jogue Limpo". Desde as primeiras horas de janeiro, um mutirão de limpeza está atuando nos pontos mais críticos da cidade, mapeados ainda na transição de governo.

Os serviços iniciaram pela Cohab, mas, em seis dias de ações, já contemplaram também os bairros Ponte, Castelo Branco, Matadouro, Sabiá, Campo de Belém e Trizidela.
A megaoperação de limpeza conta com quatro carregadeiras, 11 caçambas trucadas e 150 homens.
Até o momento, já foram retirados das ruas do município, mais de 300 toneladas de lixo. Só o patrulha, em uma semana retirou das ruas 576 toneladas de lixo. Na varrição, em uma semana, foram retiradas das ruas 128 toneladas. Em se tratando de lixo hospitalar, já foram recolhidos 2,4 toneladas de lixo.
Nas coletas de lixo domiciliar feitas pela caçamba, em apenas uma semana, 36 toneladas de lixo estão no seu devido lugar. O coletor pequeno, já deu conta de 92,3 toneladas de lixo, e o coletor grande já recolheu 134,4 toneladas.
Como forma de evitar transtornos por conta dessa situação, estão sendo feitos os serviços de limpeza das canaletas para a drenagem de águas pluviais nos canteiros das vias dessas localidades, desobstrução de canais e capinação.
"Estamos realizando vários trabalhos de prevenção no município para evitarmos os transtornos que a chuva traz. Nesse início de governo, estamos fazendo uma limpeza geral na cidade. Porém, também contamos com o apoio da população para que não jogue lixo nas ruas e riachos", afirma o secretário de Obras, Murilo Novais.


As praças

Ao todo, são mais de 80 praças distribuídas pelo centro da cidade e bairros. Por se tratar de um logradouro situado quase no coração de Caxias, a Praça Cândido Mendes, conhecida como Praça da Matriz, foi a primeira a receber trabalhos com pequenos reparos. Os trabalhadores da prefeitura estão trocando as pedras portuguesas, pois muitas estavam em péssimas condições de conservação, inclusive provocando tropeço de pedestres que visitam e circulam pelo espaço. O meio fio também está sendo restaurado. O secretário Murilo Novais reforçou que, depois do Centro, a partir de fevereiro, as praças de todos os bairros também irão receber reparos.

Fonte: Com informações da Ascom/ Prefeitura de Caxias