A Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, foi invadida pelo som inconfundível das Companhias de Santos Reis, uma tradição em Caxias. O Grupo de Reisado “Os Caretas” atraiu uma multidão na manhã desta quinta-feira (5).

A manifestação folclórica chama a atenção pelas vestimentas dos personagens, a dança e a cantoria coreografada. “Todos os anos, nós reunimos esforços para manter viva essa tradição que bonita pelas indumentárias e fascinante de se ver”, frisou o ativista cultural Pelé.

Antes das apresentações, o Secretário de Cultura de Caxias e sua equipe de trabalho, recepcionaram o grupo "Os Caretas", para um café da manhã no gabinete da CEJUT - Secretara Municipal de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo. 

Secretário Arthur Quirino acompanha apresentação de Reisado
“O Reisado é um resgate da cultura que não pode ser esquecido. A prefeitura de Caxias tem o objetivo de conservar essas brincadeiras saudáveis. Fiz questão de ver pessoalmente e reafirmar o compromisso da gestão municipal, através da pasta da Cultura, em darmos mais valores aos grupos de raízes, danças e artistas de Caxias, que é muito rica em tradição folclórica”, destacou Arthur Quirino, Secretário da CEJUT.

As manifestações se estendem até domingo (8), quando é comemorado o Dia dos Reis. Elas acontecem no bairro Campo de Belém e em várias comunidades rurais de Caxias.

Santos Reis
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Mano Santos
MTE: 0001419
Fotos: Cortesia de Beto Ferreira via WhatsApp