Gestores das Secretarias Municipais de Saúde das cidades que compõem a Macroregional de Caxias participaram nesta terça-feira (17) , de reunião da Comissão de Intergestores Regional (CIR). O encontro foi realizado no auditório do SAMU.

Durante a reunião, foram debatidos temas e propostas relacionadas à saúde destes municípios e foram feitas deliberações que visam resolver os problemas de saúde da regional. 

Na pauta principal do encontro, a Pactuação realizada nas Redes de Atenção Básica, Urgência e Emergência, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, além de discutir os principais problemas enfrentados pelos municípios.

Na oportunidade, foi aprovado o edital que os municípios em parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, possam oferecer capacitação em diversas especialidades, para profissionais do setor.

Além dos titulares da pasta de saúde, também participaram da reunião, enfermeiros, técnicos de saúde e representantes das instituições e das secretarias de saúde dos municípios.

De acordo com a Secretária de Saúde de Caxias, Drª Socorro Melo, "a reunião é uma oportunidade de discussões entre os secretários de Saúde, levando suas demandas ao Estado. A partir desse encontro, as secretarias buscam o desenvolvimento de ações que possam fortalecer a estrutura e a construção, reforço e adequação da rede de serviço em seus respectivos municípios".

Os integrantes da CIR voltam a se reunir mensalmente e o objetivo principal, além de debater temas relacionados ao setor, é encaminharar os questionamentos e revindicações à Secretaria Estadual de Saúde.

Participaram do encontro representantes de Caxias, Aldeias Altas, Afonso Cunha, São João do do Sóter, Coelho Neto, Buriti, Duque Bacelar, 

capital do leste