Novo Secretário de Meio Ambiente tem bagagem de sobra para assumir a pasta municipal. 


Está confirmado o nome do Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão Aderbal Malheiros França Neto, para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil em Caxias. Malheiros recebeu o convite de forma oficial do próprio prefeito eleito e diplomado Fábio Gentil(PRB), que além de reconhecer o seu empenho e organização nos controles burocráticos do comitê de campanha da vitória, Fábio viu em seu currículo várias especialidades envolvendo administração e Gestão Pública.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) tem por finalidade assegurar a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade de Caxias, formulando e implementando as políticas públicas voltadas para promover a preservação, conservação e uso sustentável da natureza e seus recursos hídricos, com respeito à diversidade.

Outro papel importante que a Secretaria desenvolve é a análise dos pedidos de anuência para implantação de qualquer atividade potencialmente poluidora no município de Caxias, aplicando de forma sistêmica a legislação ambiental, o Plano Diretor Municipal e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, de forma a promover junto as demais secretarias afins o desenvolvimento econômico sustentável do município.

Já na Defesa Civil que ficou nesta junção com o Meio Ambiente, tem um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Dependendo do país e da época, a defesa civil é também referida por termos como "defesa passiva", "segurança civil" ou "gestão de emergências"

Funções essas que Malheiros vivencia desde sua trajetória profissional na sua grande maioria.

BIOGRAFIA

Aderbal Malheiros França Neto
Profissão: Militar (Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão)
24 anos na Instituição
Oficial do 5º Batalhão de Bombeiros de Caxias.
Era o Sub-Comandante da Unidade.
44 anos de idade
Formado em Administração
Pós-Graduado Em Gestão Pública Municipal pela Uema
Cursando Mba Pós em Auditoria e Controladoria

Assumirá a Secretaria De Meio Ambiente e Defesa Civil de Caxias.


Fonte e Redação: Jornalista de Política Análio Jr(MTE: 0001413/MA)