Os povoados Axixá e Cipó, na zona rural de São João do Sóter foram beneficiados com investimentos da prefeitura no setor educacional. As comunidades ganharam neste mês de dezembro duas creches, obras viabilizadas pela prefeita Luíza Rocha, poucos dias antes de encerrar seu segundo mandato. Até o final desta semana, outras duas localidades também ganharão novas estruturas físicas para o ensino infantil, fruto do esforço do Governo da Esperança em transformar o dia-a-dia de pequenos sotenses numa rotina educacional mais agradável e digna.

No Povoado Axixá, as crianças eram atendidas no Prédio da Associação de Moradores e outras na U.I.M. Eugenia Campos Mendes. Desde o dia 5 de dezembro, essa realidade mudou, para melhor.

Uma ampla e moderna unidade de ensino infantil foi entregue aos moradores. A creche Municipal denominada Tia Maria Inês foi uma maneira que a prefeitura encontrou para homenagear uma mulher que durante sua vida se dedicou ao ensino, mesmo sem recursos e sem tecnologia, fez da educação um meio de mostrar melhores dias aos moradores do Povoado Axixá.

De acordo com a prefeita, a unidade de ensino soma-se a outras obras que vêm sendo realizadas na comunidade na atual gestão. “Pediram creche aqui para o Axixá e ela chegou acompanhada da recuperação de estradas, posto de saúde, investimento na agricultura, saneamento, entre outras conquistas. Sabemos que muito mais precisa ser feito, mas esses já são avanços consideráveis diante da carência de obras e serviços que a comunidade sofria”, destacou a prefeita Luíza Rocha.

A creche é dotada de salas de aula, recepção, rouparia, refeitório, secretaria, berçário, cozinha e brinquedoteca. Após o descerramento da placa, corte da fita e dos discursos, as autoridades fizeram uma visita às instalações do prédio que passará a ser utilizado no início do ano letivo em 2017.

Emocionada, a professora Edna Silva, filha da homenageada agradeceu ao Grupo da Esperança pela obra. “No que depender da equipe pedagógica da nova creche, podem ficar tranquilos. Comprometo-me a me empenhar ainda mais em benefício desta nova unidade de ensino. A creche já é uma vitória e sinto-me orgulhosa em ver o esforço de minha mãe sendo lembrando nesta obra. Obrigada prefeita Luíza Rocha e todos que a cercam”.


No dia 23, foi a vez do Povoado Cipó ganhar uma nova unidade de ensino infantil, a Creche Mundo do Saber. A exemplo de outras que já foram construídas pelo Governo da Esperança na administração da prefeita Luíza Rocha, a creche Mundo do Saber conta com salas de aula, brinquedoteca, pátio central, cantinho da leitura, refeitório, cozinha com dispensa, área de serviço, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, almoxarifado e sanitário para funcionários. Toda a área foi construída de acordo com as normas de acessibilidade exigidas pelo Ministério da Educação.

“Este é um lugar em que nossas crianças serão criadas e educadas num ambiente propício para uma boa relação entre a comunidade, os alunos e o corpo docente. Uma educação infantil de qualidade é o alicerce para uma boa formação e nós vamos continuar a investir nesse setor”, disse a prefeita eleita Josa Silva

“Aqui, a equipe não vai somente tomar conta das crianças, mas também prepará-las para o futuro num ambiente saudável e dotados de ferramentas capazes de garantir um melhor rendimento no ensino-aprendizagem de nossos pequeninos”, frisou a Secretária de Educação, Joelma Coutinho.

“Os investimentos na educação são provas de que o Governo da Esperança esteve em busca de melhorias para nossa população. Atuamos também em outras áreas para zona rural como a instalação de sistemas simplificados de água, postos médicos, recuperação de estradas, dentre outras ações que permitiram uma vida mais digna aos sotenses”, frisou o líder político Clodomir Rocha.

As solenidades de inaugurações das creches contaram com as presenças da prefeita Luíza Rocha, da atual vice e, eleita prefeita em outro passado, Josa Silva, do líder político Clodomir Rocha, Secretária de Educação Joelma Coutinho, familiares dos homenageados, vereadores, demais secretários, coordenadores da municipalidade e profissionais da educação no município.


Capital do Leste


INAUGURAÇÃO NO AXIXÁ