A Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria de Mulher, desenvolve durante todo este mês, ações voltadas para a campanha Outubro Rosa para fomentar a prevenção do câncer de mama e do colo uterino.

Oficialmente a campanha foi aberta no último dia 11 de outubro pela secretária da Mulher, Gilvana Rocha, com a realização de uma palestra. A secretaria orienta a todos que compareçam às Unidades Básicas de Saúde do seu bairro ou comunidades rurais para participar das palestras de conscientização da importância do diagnóstico precoce da doença.

Estão previstas para o mês ‘Outubro Rosa’, Palestras, Informes no Rádio e Televisão, Campanhas nos Sites e Redes Sociais, e principalmente o desenvolvimento de Exames Preventivos (Papanicolau) - principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas. Este exame é indolor, simples e rápido, e reduz consideravelmente a mortalidade por câncer do colo do útero.

Equipes compostas por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais da área de saúde estão engajados na realização de orientações técnicas sobre os sintomas, diagnostico, tratamento, cuidados e prevenção.

Em São João do Sóter, a campanha liderada pela Secretaria da Mulher, conta com parcerias das secretarias de Saúde, Assistência Social ,Educação e demais Secretarias e Coordenações.

“Estamos desenvolvendo ações de prevenção dos tipos cânceres que mais acometem as mulheres por meio da realização de palestras, exame clínico das mamas, exame de prevenção de câncer de colo uterino e mamografias, trabalhando assim os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que norteiam os serviços de saúde em São João do Sóter”, frisou Gilvana Rocha.

Por Mano Santos
MTE: 0001419
Colaboração Análio Júnior
Fotos blog FrankNotícias