A presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereadora Ana Lúcia Ximenes, enfatizou a importância sobre a realização de ações relacionadas ao Outubro Rosa no município. As atividades visam conscientizar o público feminino sobre o tratamento preventivo contra o Câncer de Mama. Ela salienta a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequado.

Ana Lúcia, hoje vereadora, já esteve à frente da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, onde desenvolveu um trabalho exitoso, não apenas no que se refere a esta campanha, mas, em todas as ações planejadas de empoderamento do público feminino no município.

A parlamentar fez questão de citar que este é um assunto importante e deve ser colocado em pauta nas próximas sessões da Câmara Municipal, pela necessidade de todas as mulheres caxienses realizarem o autoexame das mamas e também pela causa, que é nobre. “Mulher’ de peito é aquela que enfrenta e combate a doença de frente”, frisou.

“Convido toda população caxiense a participar ativamente das atividades que hora estão sendo divulgadas pelas mídias governamentais sobre o Outubro Rosa, e não apenas as mulheres, como também os homens, os maridos, companheiros, filhos... que dêem esse incentivo e apoio para que junto possamos caminhar a passos largos por dias melhores para todos”, finalizou ela.

A Campanha Outubro Rosa é realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Ong Amigos na Luta contra o Câncer (ANLUCC), e conta com a parceira de outras secretarias como Saúde e Ação Social.

Como ocorreu em anos anteriores, camisas alusivas à campanha estão sendo comercializadas. As pessoas interessadas podem adquirir a blusa ao valor de R$ 20,00, nas malharias credenciadas. Os valores arrecadados com a venda das camisas durante a campanha de 2016 serão revertidos integralmente para a ANLUCC. O objetivo é construir a sede da entidade, que não trabalha com fins lucrativos e não possui recursos financeiros.

Queimadas
A exemplo de outras autoridades e entidades filantrópicas, a presidente da Câmara Ana Lúcia e o esposo, o vereador eleito Antonio Ximenes enviou mensagem solidaria as mais de 200 pessoas desalojadas em Caxias por conta das queimadas que tem assolado a zona rural do município nas últimas 72 horas.

Ela diz está confiante no controle da situação por parte do comitê que integra uma força-tarefa e que a Câmara Municipal também contribuirá de forma humanitária com as famílias afetadas com os incêndios.


Por Mano Santos
MTE: 0001419
Colaboração: Análio Júnior