Município de Timon será o próximo a experimentar a biometria (Foto: Reprodução/TV Mirante)Município de Timon será o próximo a experimentar a biometria (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Pleito simulado foi realizado nesta sexta (12) pelos funcionários do TRE.
Justiça Eleitoral está cumprindo um cronograma nas cidades do Maranhão.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Caxias, a 360 km de São Luís, é um dos 44 municípios do Maranhão que vão ter eleição biométrica este ano. Durante toda a manhã desta sexta-feira (12) os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizaram uma votação simulada na cidade para testar se os eleitores já sabem utilizar o novo sistema.
A autônoma Edmara Kessia do Nascimento fez uma pausa no trabalho para conhecer como funciona a votação pelo sistema biométrico. Ela quer ter mais segurança no dia do pleito. “Eu estou votando, testando a biometria e está indo tudo bem”, revelou.
São quatro tentativas de reconhecimento da digital. As dúvidas de mesários, dos eleitores e até o jeito de posicionar o dedo na máquina são esclarecidos por Gualter Lopes, secretário de Tecnologia da Informação do TRE. “Essa oportunidade que os mesários adquirirem essa habilidade de orientar o eleitor no reconhecimento biométrico de modo que não haja problemas de demora no dia dois de outubro nas sessões eleitorais biométricas”, explicou.
A Justiça Eleitoral está cumprindo no mês de agosto um cronograma nas cidades do Maranhãoque passaram recentemente pelo recadastramento biométrico. As eleições simuladas já foram realizadas em Imperatriz, Viana. O município de Timon será o próximo a experimentar a biometria.
De acordo com o corregedor do TRE, Raimundo Barros, avaliar os resultados do recadastramento biométrico e dar celeridade ao processo eleitoral são alguns dos objetivos deste trabalho. “Sempre é necessário fazer esse teste, essa eleição simulada em alguns setores para avaliar o resultado dessa biometria e tirar algumas dúvidas que possam ocorrer”, finalizou.
Fonte: G1 Ma