Inaugurada no último dia 21 de julho, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Caxias, localizada na Avenida Pirajá recebe o nome do médico Fernando Vieira Chaves. A homenagem foi homologada por meio de requerimento da presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Lúcia Ximenes, através de Projeto de Lei apresentado na Casa e aprovado por unanimidade.

"Doutor Fernando Vieira Chaves foi uma pessoa que se dedicou muito em sua área e fez bem ao próximo; um médico renomado que ajudou tantas pessoas e trabalhou pela comunidade caxiense. Desta forma vi a necessidade de homenageá-lo, e nada melhor dando nome a uma UPA, justamente no setor que ele atuou", frisou Ana Lúcia.

Nascido em 1940, Dr.Fernando faleceu em maio de 1984, aos 43 anos de idade, vitimado por um câncer no pulmão. Era filho do agropecuarista e fiscal fazendário, Anísio Vieira Chaves com dona Lais Coelho Chaves. Dr. Fernando era casado com a senhora Fátima Castro e pai de quatro filhos. 



Formou-se em Medicina na cidade de Salvador - BA e iniciou sua vida profissional em Caxias, com o amigo e também médico, hoje presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho. Os dois (Fernando Chaves e Humberto Coutinho) deram início à jornada de trabalho pela implantação da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias. Foi um pediatra dos mais renomados na região. Na década de 80, em 1982, ingressou na vida publica, disputou uma vaga na Câmara e naquele pleito foi eleito como um dos vereadores mais votados. Em 1983, no exercício do mandato, a doença foi descoberta e ele teve pouco tempo para desempenhar a função de parlamentar na Casa do Povo. 


Fonte e Redação: Capital do Leste