Cidade maranhense também é conhecida como ‘Princesa do Sertão’.
Município originou grandes personalidades que marcaram a história.

Do G1 MA


O município de Caxias, a 360 km de São Luís, comemora seus 180 anos de emancipação política. Um dia considerado normal para os caxienses já que não é feriado, porém uma data para lembrar-se de quando a “Princesa do Sertão” foi reconhecida como cidade.

A cidade aderiu a Independência do Brasil em 01 de agosto e passou a ser reconhecida no dia cinco de julho de 1836. São datas distintas, mas com grande importância para a população. As vilas começaram a surgir em 1813 e, em fevereiro deste ano [2016] completou 203 anos.

Para o teólogo e filosofo Manoel de Páscoa, essas datas são fáceis e ele esclarece cada uma delas. “Primeiro de agosto é a data da adesão a Independência do Brasil em Caxias e, 31 de outubro foi o decreto da lei de Dom João VI que deu a essa cidade o título de vida”, revelou.

O município maranhense reconhecido por grandes personalidades como Gonçalves Dias, Teixeira Mendes e Maria das Mercês da Silva Lima, chamada por todos como “Tia Miroca”. A cidade tem 160.291 habitantes, de acordo com estimativa de 2014 do IBGE, e 5.150,667 km² de extensão territorial.

A historiadora Juliete Cristina, que trabalha no Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, explicou que, no local, é possível encontrar as obras de alguns deles, além de toda a história da cidade. “De Gonçalves Dias nós temos mais duas que são obras raras porque foram públicas no tempo e têm as obras de Teixeira Mendes. O Instituto Histórico e Geográfico de Caxias é aberto das 08h ás 12h, de segunda a sexta-feira para todos os públicos”, finalizou a historiadora.

Fonte: G1 Ma