O povoado Cabeceiras dos Cavalos recebeu no último dia 29 de junho, às finais do 2º Campeonato de Futebol Rural do 3º Distrito de Caxias. A movimentação de dirigentes, torcedores e atletas, foi intensa desde as primeiras horas do dia. Pela manhã o confronto foi entre os times do Real Madrid, da localidade Carolina e Centro das Cabeceiras, que decidiram o terceiro lugar e à tarde, a final envolveu as equipes do Cruzeiro do Marruá e Chapadinha.

O torneio teve apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Município e do vereador Adelmo Soares, atualmente respondendo pela pasta da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado.


O torneio
Foram dois meses de disputa. Doze times representaram as localidades dos 3º Distrito do Município. Estiveram no páreo as agremiações: América (Miranda), Atlético de Madrid (Mimoso), Auto Esporte (Chapada), Botafogo (Santa Teresa), Centro das Cabeceiras, Cruzeiro (Marruá), Chapadinha, Palmeiras (Araras) São Benedito, São Pedro, Sport (Cabeceiras dos Cavalos) e Real Madrid (Carolina).

No mês de maio, os times envolvidos disputaram o Torneio Início, realizado na localidade Riacho dos Cavalos. Em jogos eliminatórios, o Atlético de Madrid chegou à decisão diante do Sport. Após um zero a zero no tempo regulamentar, os atleticanos venceram nas cobranças de pênaltis (1x0) e levantaram o primeiro troféu da competição.

Finais
Na decisão pelo terceiro lugar, o confronto entre Centro das Cabeceiras e Real Madrid ocorreu na manhã do dia 29. No primeiro tempo, um jogo equilibrado e o placar passou em branco. Os gols saíram apenas na etapa complementar, quando Felipe fez um a zero e depois Leone voltou a balançar as redes, 2x0 para o Centro das Cabeceiras, que conquistou a terceira colocação.







Na grande final, realizada à tarde, frente a frente Cruzeiro e Chapadinha. Cerca de 4 mil pessoas prestigiaram a partida.


  

Em campo, um dos jogos mais equilibrados da competição, com chances de gol para ambos os lados, mas, a pontaria dos atacantes deixou a desejar, para tristeza dos torcedores que viu o placar passar em branco no 1º tempo.

Quando a bola rolou para a etapa final, os times motivados pelas torcidas partiram para decidir o jogo. Mas, a bola insistia em não entrar, até que Tôte, do Chapadinha, recebeu a bola pela direita na entrada da grade área, passou pelo zagueiro e chutou forte para estufar as redes do adversário, fazendo 1 a 0.



O Cruzeiro bem que tentou chegar á igualdade, mas as boas intervenções do goleiro Maicon, impediram que os cruzeirenses chegassem à igualdade e garantiu o resultado que deu ao Chapadinha o bicampeonato da competição.

Após a partida foi feita a entrega da premiação aos campeões e destaques do torneio. Presente no local, o Secretário de Esportes, Anderson Soares, ressaltou a organização do campeonato e das equipes participantes.

“Foi um momento importante para o esporte na zona rural. Foram dois bons jogos, um público que superou todas as expectativas e este é nosso trabalho, oportunizar o lazer também para o homem do campo”, disse.






O vereador e Secretário da SAF, Adelmo Soares, parabenizou todos os envolvidos no torneio. “O que vimos hoje aqui foi a prova da organização e da qualidade do nosso esporte. São quatro mil pessoas acompanhando uma partida de futebol amador, isso mostra a seriedade e o compromisso como vem sendo conduzido os trabalhos da Secretaria de Esportes de Caxias. Quero agradecer cada um de vocês que colaborou para o sucesso da competição. Falo em nome do prefeito Léo Coutinho e do nosso governador Flávio Dino, que se tivesse oportunidade estaria aqui, prestigiando esta grade festa, mas, devido aos inúmeros compromissos na busca pela melhoria para o povo maranhense, ele manda aqui um abraço à todos. Desta forma, concluímos mais um desafio na certeza que os avanços no setor esportivo representam um ganho enorme na qualidade de vida dos caxienses”, disse.

Durante sua fala, Adelmo Soares destacou ainda outros benefícios que a região vem recebendo como recuperação de estradas, açudes, poços, melhorias na saúde e educação, investimentos na agricultura e para o esporte, anunciou a realização de um torneio de futebol na categoria veterano, para começar neste mês de julho.




Ficha Técnica (Decisão do 2º lugar)

Centro das Cabeceiras 0x2 Real Madrid

Centro das Cabeceiras – Marcos Dione; Martins, Alexandre, Ricardo e Anderson; Leone, Wellington, Cassiano e Clemilton, Felipe, William. Técnico Júnior.
Outros atletas: Arlan, Atila, Fábio e Marcos Aurélio.

Real Madrid – Guára, Dodinha, Cléber, Paulo e Romário; Geilton, Wilson, Sérgio e Negueba; Manin e Rodrigo. Técnico: Francielton
Outros atletas: Naelton, Toinho, Lucas, Pedro e Chiquinho.

Árbitro: Márcio Evangelista. Assistentes: Baba e Adson Cleyton
Gols: Felipe e Leone (CCA)


Ficha Técnica (Final)

Chapadinha 1x0 Cruzeiro

Chapadinha – Maicon, Lenilson , Edinaldo, William e Cará; Marcos, Jack Pelelego e Borges, Franciane e Tôte. Técnico: Carlinho.
Outros campeões: Carlin do Isau, Shaolim, Edson, Neguinho do Curió, Pimba, Joãozinho, Edy e Hudson.

Cruzeiro -  Sávio, Lélis, Dodó, Mael e Leandro, Mangaia, Bismark, Tchuna e Kelson, Bueno e Ítalo. Comissão Técnica: Wanderson e Arthur.
Outros vice-campeões: Renato, Gean, Gilir, Evandro, Bico Fino, Iranilson.

Árbitro: Adson Clayton. Assistentes: Baba e Márcio Evangelista
Gol: Tôte (Cha) 


Especial, por Mano Santos
Imagens e fotografias: Carlos Sérgio e Beto ferreira
Colaboração: ZoomFlay

Fonte: Capital do Leste