O Seminário aconteceu nos dias 15 e 16 de julho no Hotel Praia Mar em São Luis do Maranhão. Os jovens têm a função de contribuir com propostas para a elaboração do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural por meio de cinco eixos: Terra e Território; Trabalho e Renda; Educação do Campo; Qualidade de Vida; Participação e Comunicação e Democracia, estabelecendo assim quais são as peculiaridades e necessidades dos territórios maranhenses.

Representando o município de São João do Sóter, o Coordenador de Juventude, Jeisson Fernando participou do evento que abordou onceiros e idéias tendo como pauta a juventude rural, elencando os principais motivos que levam o jovem a migrar do campo para as cidades. Brasileiros que fazem este processo de migração em sua maioria são jovens entre 15 a 29 que se vêem sem perspectiva de renda e qualidade no campo.

“É fundamental que a partir das propostas apresentadas o governo do Estado do Maranhão consiga responder de forma real as necessidades dessa juventude para que ela possa permanecer no campo com as mesmas qualidades e direitos dos jovens urbanos”, afirma Jeisson.

Mano Santos
MTE: 0001419
Fotos: Blog Franknotícias
Os Dois Lados da Moeda