O Sistema SAF em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA ) realiza dia 03 de junho, o dia D de mobilização para as inscrições do Programa CNH Rural. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran-MA. Nesta edição, o programa vai beneficiar 2.100 trabalhadores rurais com a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A (motocicletas). As inscrições para o CNH Rural começaram dia 2 de maio e até agora, mais de 2.500 candidatos fizeram a inscrição.

O objetivo do Dia D é facilitar o acesso do trabalhador rural a mais um programa do Governo do Estado que tem grande relevância social. Além dos técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), as ações do Dia D contam ainda com o apoio de Sindicatos Rurais, funcionários das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e da equipe do Programa Mais IDH, do Governo do Estado.

Durante o dia D, serão realizados atos públicos e atividades para divulgação de informações sobre o CNH Rural nos 14 territórios do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), beneficiando 211 municípios maranhenses. 

Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Programa CNH Rural é uma grande conquista para o agricultor familiar, tendo em vista a sua dificuldade em adquirir o documento.

“O Sistema SAF está junto com o Detran-MA nessa jornada e vai reunir as 19 regionais da Agerp com as Ciretrans espalhadas pelo nosso Estado para auxiliar o agricultor familiar na hora da inscrição. O ‘Dia D’ de mobilização do Programa CNH Rural em Caxias, vai servir como um mutirão que ajudará o agricultor a concorrer a uma das 2.100 vagas ofertadas pelo Programa. Procuramos dividir por todos os territórios para atender quase todas as cidades do Maranhão”, explicou.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, acrescentou dizendo que juntos o Detran-MA e a SAF são mais fortes. “Resolvemos agir, conjuntamente, numa data específica, onde todos trabalharão em prol dessas inscrições para que mais trabalhadores rurais tenham acesso ao benefício”. A diretora estará no dia 3 de junho com o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, na cidade de Caxias participando das atividades do Dia D.  

Para participar do Programa, os candidatos devem ter acima de 21 anos, ensino fundamental completo, residir na zona rural do estado e exercer atividade rural. As inscrições do Programa vão até o dia 17 de junho e devem ser feitas na página do CNH Rural:www.detran.ma.gov.br/cnhrural.