Durante os dias 16 e 17 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Aldeias Altas reuniu seus membros no CRAS Humberto Costa Pinto, durante capacitação para os conselheiros da Assistência Social.

O encontro foi organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), tendo em vista a necessidade de atualização por parte dos conselheiros, referente às orientações técnicas, normativas, legislações entre outros aspectos que envolvem a política de Assistência Social.

A capacitação contou com a presença de Ana Célia Nogueira, Conselheira (CEAS/MA), representando o Instituto Sócio Educacional, Susan Mary Reis, Conselheira Tutelar que falou em nome da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Pesca (SAGRIMA) e Benigna Regina Castro, representante do Sindicato de Assistentes Sociais do Maranhão.

“Essa capacitação tem o intuito de fortalecer a atuação dos conselheiros no exercício do controle social da Política de Assistência Social e garantir meios para que o colegiado desenvolva no decorrer da gestão suas competências”, frisou Benigna Regina.

Por Aldeias Altas, além dos conselheiros, esteve presente à capacitação a Secretária Municipal de Assistência Social Káthia Meneses. 

“A capacitação teve como objetivo, fornecer condições ao conselho e garantir aos seus membros todos os conhecimentos necessários sobre as políticas e competências no setor, proporcionando meios para que eles realizem perfeitamente o exercício de suas funções”. Ressaltou Káthia Meneses

Com o tema: “O Papel dos Conselhos e Conselheiros”, a qualificação teve como meta ampliar a atuação dos membros para melhorar o desempenho de suas funções e o fortalecimento do controle social do Sistema Único de Assistência Social, por meio da contextualização e compreensão das Resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social.

O prefeito Dr. Tinoco e a Primeira Dama Socorro Tinoco e o vereador Beto Carneiro também prestigiaram o evento.

O prefeito Dr. Tinoco, acredita que esse treinamento, trará benefícios aos conselheiros: “O município tem uma demanda muito grande de serviços dentro da Assistência Social. Nós sabemos a grande necessidade dessas capacitações e por isso acredito que a capacitação consolida o fortalecimento da rede de atenção social. Aproveito para agradecer o Governo do Estado em nome do governador Flávio Dino, por mais essa parceria que indiscutivelmente representa ganhos à nossa população”, disse o gestor.

ASCOM: Aldeias Altas/2016