Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida à população aldeias-altense, a prefeitura, têm investido em construções, reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde. 

Como parte do cronograma de ações no setor, está em pleno funcionamento a Unidade Básica de Saúde da Vila Rita Reis, construída na atual gestão e o Centro de Saúde que foi reformado e ampliado e hoje atende uma média de cinco mil pacientes por mês em diversas áreas.

Para ampliar a rede de atenção básica, os investimentos não param na saúde de Aldeias Altas. Com obras em andamento e em fase de conclusão estão as unidades básicas de saúde das localidades Jatobá, Crioly, Santo Antônio do João Belo e a UBS no bairro São Francisco.

Além de melhorias na infraestrutura de prédios, a Secretaria de Saúde do município tem desenvolvido ações do Programa Caravana da Saúde – Daqui Pra Melhor, disponibilizando aos moradores da sede e zona rural atendimento itinerante com profissionais da saúde.

Comunidades como Taboca Matão, Quintas, Ingá, Sanharó, Novo Estado, Lagoa do Arroz, Crioly, Malhada Grande, Jatobá, além da sede, receberam o Itinerante da Saúde e toda uma equipe de profissionais que levaram orientações para gestantes, consultas médicas, prevenções as DST’s, farmácia básica dentre outros programas. 

O município passou a contar com uma unidade avançada do SAMU, atendendo a Central de Regulação em Caxias e garantindo mais rapidez no atendimento à população ao serviço público de saúde

Fazendo parte da rede de atenção básica, a Secretaria de Saúde desenvolve vários programas como Programa Saúde na Escola, Tratamento Fora de Domicílio e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Atualmente atuam na Rede de Atenção Básica de Saúde em Aldeias Altas; onze médicos, 26 enfermeiros, dois dentistas, cinco fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, bioquímico e nutricionista.


Com a demanda crescente, o prefeito Dr. Tinoco destacou que vem unindo esforços para transformar Aldeias Altas como referência na saúde “estamos procurando oferecer um serviço em saúde de qualidade para nossa população e a cada ano temos aumentando esses investimentos com obras e serviços para ampliar a rede de atenção básica. É desta forma que estamos trabalhando para que a população de Aldeias Altas tenha uma vida mais saudável”, frisou o gestor

ASCOM: Aldeias Altas/2016