Gestão das águas é um dos temas a serem discutidos em fórum (Foto: Biaman Prado/O Estado/Arquivo)Gestão das águas é um dos temas a serem discutidos em fórum (Foto: Biaman Prado/O Estado/Arquivo)

Programação do evento se estende pela quinta (16) e sexta-feira (17).
Objetivo é fomentar funcionamento de comitês existentes no Maranhão.

Do G1 MA
Codó (MA) – cidade localizada a 290 km de São Luís – sedia na próxima quinta (16) e sexta-feira (17) o I Fórum Estadual sobre Criação e Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Maranhão, com objetivo de fomentar o funcionamento dos comitês de bacia bidrográfica existentes no Estado e fortalecer o Sistema de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos. Aprogramação ocorre no campus universitário da UFMA.
Em pauta, temas como água e gestão participativa; o ABC dos Comitês de Bacia Hidrográfica; Fundo Estadual de Recursos Hídricos; Processo de criação de CBHS estaduais e muito mais, levando-se em consideração a fase de vida dos Comitês já formados e as peculiaridades das regiões trabalhadas nos Comitês em formação. Constará, também, de oficinas divididas por bacias hidrográficas e fases de formação.
“A gestão das águas vem avançando no Estado, por meio dos esforços de se implementar  os instrumentos da política, e por meio da criação dos comitês de bacia  hidrográfica [CBH do Munim e CBH Mearim]. O I Fórum Estadual sobre Criação e Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Maranhão pretende desenvolver ações com diferentes sujeitos sociais, tais como sociedade civil, usuários de águas e o poder público, contribuindo, assim, para a gestão Integrada dos Recursos Hídricos [GIRH]”, explica o secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcelo Coelho.
Fonte: G1 Ma