Secretário da SAF Adelmo Soares representa o Governador na solenidade em Caxias. 


“A situação não era das melhores. Convivíamos com carteiras quebradas com pregos à mostra que sempre rasgavam nossas fardas e cadernos, agora está tudo novo, tem até ar condicionado, tenho condições de me dedicar mais aos estudos”, opinou Zinda Dayane Bezerra Matos de 11 anos aluna do 6º ano da Unidade Escolar Dias Carneiro, no município de Caxias entregue reformada e entregue no último dia 3.
Assim como a aluna Zinda, o sentimento de satisfação em poder usufruir de uma escola reformada é unânime. Como bem cita a diretora Lila Léia. “É uma imensa alegria ver o brilho nos olhos das nossas crianças e também professores, dando melhores condições aos dois. Estamos esperando uma reforma há 23 anos, marcamos um novo começo a partir de agora, construiremos muitos sonhos aqui”, disse.
A reforma da U E Dias Carneiro em Caxias, faz parte do Programa de Reconstrução de Escolas da Rede Estadual do Governo do Estado que reformou 30 escolas. Onze das escolas entregues são frutos da participação popular do Governo Flávio Dino, a partir das Escutas Territoriais do Orçamento Participativo.




Na reconstrução da U E Dias Carneiros foram investidos R$ 781.078,77, beneficiando 413 alunos. Foram implantados desde serviços estruturais como pisos, instalações elétricas, hidráulicas, banheiros, adequação de espaços de lazer, quadras até instalações de ar condicionados, quadros negros e luminárias.
Convidado a representar o governador Flávio Dino na entrega da U E Dias Carneiro, o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, falou da satisfação em passar aos alunos uma escola estruturada. “A entrega dessa escola e das mais 28 pelo Maranhão é a certeza de que o Governo Flávio Dino está no caminho certo. Estamos reafirmando o compromisso de trabalhar pelo povo do nosso Estado através, sobretudo, da educação. Entrego a vocês, queridos alunos e professores, uma escola reformada e digna para que o nosso estudante tenha um futuro melhor”, disse emocionado.
As 30 escolas foram entregues nos municípios de São Mateus, Matinha, Carutapera, Tutóia, Icatu, Morros, Rosário, Caxias, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão e São Luís. O Governo avançou ainda na implantação do Programa ‘Escola Digna’, que consiste na substituição de escolas de taipa por unidades escolares equipadas. O processo de licitação para a reforma de 20 dessas escolas já foi iniciado.

Fonte: SAF – Texto: Thaise Lima