Operação investiga esquema de agiotagem em prefeituras do Estado.
Esquema foi descoberto na investigação da morte do jornalista Décio Sá.

Do G1 MA
O ex-prefeito de Turilândia, no oeste maranhense, Domingos Sávio Fonseca da Silva foi preso nesta sexta-feira (24) pela Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor) da Polícia Civil em um desdobramento da ‘Operação Detonando’, que apura o envolvimento de 42 prefeitos e ex-prefeitos com um esquema de agiotagem.

Além de Domingos Curió, a esposa dele, a ex-secretária de finanças do município também foi presa. Os dois são suspeitos de desvios de recursos públicos entre os anos de 2009 a 2012, quando estavam no controle da gestão do município.

O delegado Leonardo Bastian, que integra a Seccor, informou que o ex-prefeito e a ex-secretária de finanças assinavam cheques e autorizações de saque nas mãos do agiota Gláucio Alencar.
Em maio, a Justiça determinou a prisão preventiva da ex-prefeita de Dom Pedro, Maria Arlene Barros Costa e do sobrinho dela, Rodrigo Barros Amâncio, também pelos mesmos crimes. A prefeita já tinha sido presaem março do ano passado, na primeira fase da operação, mas foi solta por determinação da Justiça.

Na ocasião, um mandado de prisão também foi expedido contra Gláucio Alencar Pontes Carvalho, preso há quatro anos. Ele responde pelo crime de agiotagem e a acusação de ser um dos mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá, em abril de 2012.

No mês de março, foram presos o ex-prefeito de São Domingos do Azeitão, José Cardoso Da Silva Filho, e a mulher dele, Lêda Cardoso, por suspeita de desvio de recursos públicos para pagamento de dívidas a agiotas.

Em novembro de 2015, o ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa, foi preso pela segunda vez. Ele passou 30 dias no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Empresário Gláucio Alencar e o pai, José Miranda (Foto: Reprodução/TV Mirante)Empresário Gláucio Alencar e o pai, José Miranda
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Operações contra agiotagem
A investigação do assassinato de Décio Sá resultou na descoberta de um esquema de agiotagem praticado em mais de 40 prefeituras do Maranhão, encabeçado José de Alencar Miranda Carvalho e Gláucio Alencar Pontes Carvalho, pai e filho acusados de mandar matar o jornalista.

Além da operação "El Berite", no mês de maio, foram detidos pelas operações "Maharaja" e "Morta Viva" o prefeito de Bacuri (MA), Richard Nixon (PMDB); o prefeito de Marajá do Sena (MA), Edvan Costa (PMN); e o ex-prefeito de Zé Doca (MA) Raimundo Nonato Sampaio, o Natim, além do suposto agiota Pacovan.

Em março, foi deflagrada a "Operação Imperador", pela qual foi presa a ex-prefeita de Dom Pedro (MA), Maria Arlene Barros, e o filho Eduardo Costa Barros.

As operações são desdobramentos da "Operação Detonando", realizada em 2012 após o assassinato de Décio Sá. O jornalista foi morto a tiros após denunciar a execução do suposto agiota Fábio Brasil, que também teria sido morto a mando de Miranda e Gláucio Alencar.
Décio Sá acompanha sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão (Foto: Arquivo/Jornal O Estado)Décio Sá durante  sessão na Assembleia Legislativa
do Maranhão (Foto: Arquivo/Jornal O Estado)
Agiotagem no Maranhão
O jornalista Décio Sá foi assassinado com cinco tiros por volta de 23h de uma segunda-feira, 23 de abril de 2012, quando estava em um bar na avenida Litorânea, orla marítima de São Luís. Ele era repórter da editoria de política do jornal ‘O Estado do Maranhão’ há 17 anos, também publicava conteúdo independente por meio do ‘Blog do Décio’, um dos blogs mais acessados do Estado na época.

De acordo com informações da polícia, o jornalista foi morto porque teria publicado, no ‘Blog do Décio’ reportagem sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, o Júnior Foca, envolvido em uma trama de pistolagem com os integrantes de uma quadrilha encabeçada por Glaucio Alencar e o pai José de Alencar Miranda Carvalho, suspeitos de praticar agiotagem junto a mais de 40 prefeituras no Estado.

O caso repercutiu internacionalmente e resultou em diversas investigações sobre agiotagem no Maranhão.
Fonte: G1 Ma