Baleia já estava morta (Foto: Jares Luiz/Arquivo Pessoal)Baleia já estava morta (Foto: Jares Luiz/Arquivo Pessoal)

Pescador fez registro na manhã deste sábado (18), por volta das 9h.
Animal estava na altura do bairro Monte Alto.

Do G1 Região dos Lagos
Uma baleia morta enrolada em uma rede de pesca foi avistada por um pescador na manhã deste sábado (18) no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com o pescador Jares Luiz, a baleia foi encontrada nas proximidades do bairro Monte Alto por volta das 9h.
Um outro pescador, que não quis se identificar, denunciou que a baleia está morta há pelo menos dois dias, depois que ficou enrolada em uma rede de espera, colocada na Praia Grande para capturar peixes.
Baleia enrolada em rede de pesca foi avistada por pescador em Arraial (Foto: Jares Luiz/Arquivo Pessoal)Baleia enrolada em rede de pesca foi avistada por
pescadores (Foto: Jares Luiz/Arquivo Pessoal)
"Como tem as pedras e o gancho, o peixe não tem como voltar, a baleia entrou, não tinha nenhum vigia e a baleia ficou lá um tempão sem poder subir pra respirar. Se tivessem visto antes podiam evitar a morte, era só a abrir a rede", contou o pescador, que pede mais fiscalização nas atividades de pesca do município.
O Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos informaram que não haviam sido notificados e que estão apurando o caso. O G1entrou em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua na fiscalização de pesca em Arraial do Cabo, e também com o Ibama e aguarda posicionamento. 
Fonte: G1