O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São João do Sóter, realizou na última quinta-feira (12), uma assembléia para a escolha dos novos conselheiros do órgão para o biênio 2016/2018. A eleição ocorreu no Casarão da Cultura, sob a organização da Secretaria de Assistência Social do Município e contou com a participação de secretários municipais, de conselheiros e entidades representativas.

A Secretária de Assistência Social, Edna Rocha conduziu o processo eleitoral no CMDCA, substituindo a atual presidente, Suellen Aparecida Carvalho Ozório Ferreira, que justificou sua ausência.

Os novos conselheiros eleitos representam o poder público e a sociedade civil. Durante a assembléia, ficou determinado que às 14h30 do dia 17 de maio, próxima terça-feira, novamente no Casarão da Cultura será realizada a eleição para a presidência do CMDCA e homologado o resultado das eleições realizadas neste dia 12.

“Os desafios são muitos. Precisamos ficar sensíveis e atentos, principalmente, quanto à violência e os abusos que, em sua maioria, partem de pessoas próximas às crianças. É um trabalho gigantesco, que requer a união de todos, poder público e sociedade civil", ressaltou a prefeita Luíza Rocha, que na oportunidade esteve representada por secretários da municipalidade.

O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal, formado por cinco representantes indicados pelos órgãos que compõem a administração municipal e cinco representantes de entidades da sociedade civil, cada um deles, com seus respectivos suplentes.

O principal objetivo do CMDCA é assegurar a existência e a efetividade de políticas direcionadas à população infanto-juvenil, para que as crianças e adolescentes sejam reconhecidos e respeitados enquanto sujeitos de direitos e deveres e pessoas em condição especial de desenvolvimento. 


Por Mano Santos e Análio Júnior
Fotos: Blog Franknotícias