Novas instalações do Fórum de Matões-Maranhão. 


O fórum de Matões, a 476 km de São Luís, está funcionando em nova sede. Com 800 metros quadrados de área construída, o prédio – situado na Rua Sérgio Pereira, s/n, bairro Matadouro, atenderá mais de 33 mil habitantes do município. As novas instalações do Fórum “Dr. José Ribamar Elouf”, foram entregues nesta segunda-feira (2), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha.

“A sensação é de missão cumprida. Tínhamos uma dívida com a sociedade de Matões, uma comarca instalada em 1992 e que hoje recebe uma unidade da Justiça em condições de prestar um melhor atendimento ao jurisdicionado e com estrutura de trabalho para magistrados e servidores”, declarou Cleones Cunha.

O fórum foi denominado de “Dr. José Ribamar Elouf”, em homenagem ao renomado advogado e ex-deputado estadual. Já o Salão do Júri recebeu o nome de “Mário Alves de Carvalho”, homenageando o primeiro advogado da comarca.

A estrutura segue os padrões de acessibilidade, dispondo de duas unidades jurisdicionais, com salas de audiência, depoimento especial, distribuição e protocolo, OAB, oficiais de Justiça, gabinete de magistrado, secretaria com setor de atendimento, banheiros adaptados e estacionamento próprio.

O juiz diretor do fórum de Matões, Mário Veloso, falou da espera pela nova sede, que servirá para dar continuidade ao trabalho que vem sendo prestado à comunidade “É uma satisfação para todos receber toda essa estrutura que será posto à disposição da população”, frisou.

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração o desembargador Jamil Gedeon (coordenador da Infância e Juventude); a juíza Marcela Santana (5ª Vara da Comarca de Caxias); a prefeita Suely Pereira e o vice-prefeito Ferdinando Coutinho, o presidente da Câmara Municipal, o juiz Antonio Pereira Neto (Juizado Especial de Caxias), o deputado federal Rubens Júnior, o diretor da Assembléia Legislativa, Rubens Pereira, que no ato representou o presidente Humberto Coutinho, serventuários da Justiça, representantes das comarcas de Timon, Coelho Neto, o secretário do Trabalho da Prefeitura de Caxias, Fause Simão e familiares dos homenageados.

O Deputado Rubens Júnior elogiou a estrutura do fórum e enfatizou a homenagem a personalidades que fizeram parte da história do município. “Como filho desta cidade, é com muita alegria que acompanho a realização de mais uma conquista para os cidadãos e agradeço pela homenagem justa e correta do Tribunal a pessoas que nos inspiram na vida pública”, disse.

A prefeita Suely Pereira, destacou a parceria entre os órgãos públicos para a construção da obra e disse que o trabalho em conjunto continuará para atender a sociedade com dignidade e conforto.

A sede do antigo Fórum deverá abrigar secretária da municipalidade. Um termo de cessão do prédio deverá ser entregue nos próximos dias pelos representantes do TJMA à gestão municipal.

Mano Santos/iCaxias e Capital do Leste











Confira as entrevistas das autoridades com o Repórter Análio Jr: