A Câmara de Caxias homenageou na noite desta quarta-feira (18) o bispo diocesano Dom Vilsom Basso. O representante da comunidade católica recebeu o Título de Cidadão caxiense, concedido a personalidades que prestam relevantes servidos à cidade em diversos setores da sociedade. A cerimônia foi no plenário do Legislativo em sessão solene que contou com a presença de autoridades e convidados.

De acordo com a presidente da Casa de Leis, Ana Lúcia Ximenes, o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Catulé, homenageando o bispo, é uma forma de reconhecer seu envolvimento com os assuntos de relevância na comunidade local. "O Dom Vilsom não é um bispo que fica restrito à igreja. Ele por diversas vezes percorre a cidade para discutir assuntos pertinentes ao nosso cotidiano. Essa é a nossa forma de dizer obrigado", destacou.

O bispo ficou emocionado com o título. "Fico honrado com a homenagem, porque nosso objetivo é trabalhar pelas pessoas, evangelizar. Já estou há sete anos em Caxias, fiz muito amigos aqui, e aprendi muitas coisas com a comunidade também. Sobretudo a valorização da família, das tradições, da cultura, por exemplo, que é muito bonita e muito forte e me sinto, mesmo que não oficialmente, embaixador de Caxias", disse.

Biografia
Em Caxias desde 2010, Dom Vilson é o 4º bispo da cidade. Ele foi responsável pela construção da Fazenda da Esperança e um dos grandes entusiastas do Alto de São Francisco, santuário localizado em São João do Sóter, Dom Vilson teve seu lado empreendedor reconhecido pelos oradores presentes na sessão solene realizada na Câmara Municipal.

Várias autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, desembargador Artur Almada Lima; o presidente da Academia Sertaneja de Letras, Edson da Silva Amâncio; Pe. Jan, pároco da Igreja da Cohab; Pe. José Ribamar, pároco da Igreja de São Benedito; Tenente Edilson Correia, um dos diretores da Fazenda da Esperança, além de professores, comerciantes e o público em geral que lotou a Câmara Municipal de Caxias.

Natural de Tuparandi-RS, aos 11 anos Dom Vilson iniciou os estudos no Seminário São Miguel dos Padres do Coração de Jesus, em Crissiumal-RS. Formou-se em Estudos Sociais e Filosofia em São Paulo e em Teologia no Rio de Janeiro.

Veio como missionário para a cidade de Santa Inês-MA, depois foi para São Luís, Alto Alegre do Pindaré, Bogotá (Colômbia), Filipinas e Estados Unidos até chegar em Caxias como o 4º bispo diocesano desde 2010.

iCaxias/Mano Santos