Segunda baleia encontrada é adulta e possui 15 metros de comprimento (Foto: Cristian Negrão/Arquivo Pessoal)Baleia encontrada na tarde desta terça impressionou pelo tamanho (Foto: Cristian Negrão/Arquivo Pessoal)

Especialistas de Ilha Comprida (SP) não sabem a causa da morte.
Duas baleias já haviam sido encontradas mortas nos últimos dias.

Do G1 Santos
Equipes de biólogos da ONG Amigos do Mar e o Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec) estão analisando as baleias encontradas em praias de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, nos últimos dias. Um novo animal, desta vez com mais de 15 metros de comprimento, foi encontrado nesta terça-feira (24) no Balneário Monte Carlo e impressionou todos os pesquisadores pelo seu tamanho.
Baleia foi encontrada na orla da praia de Ilha Comprida (SP) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ilha Comprida)Várias baleias tem aparecido mortas na região
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ilha Comprida)
Cristian Negrão, biólogo que atua na região do Vale do Ribeira, afirmou que ainda não se pode determinar a espécie do novo mamífero encontrado pelo seu avançado estado de decomposição. "Provavelmente ela morreu em alto mar e já veio se decompondo para a praia. Mas ainda não dá para saber", conta.
O pesquisador acredita que o animal encontrado já é adulto, e provavelmente também é da espécie jubarte, como as primeiras baleias encontradas na área entre a manhã de segunda-feira (23) e a tarde de ontem. no fim da tarde desta segunda-feira (23) também em Ilha Comprida.
A baleia-jubarte é uma espécie ameaçada de extinção e não é típica da região sudeste do Brasil. "Elas geralmente ficam mais para o Norte do país, mas aqui é uma área de passagem destas baleias. Por ter uma grande biodiversidade marinha e muitos cardumes, este animal pode ter vindo à região em busca de alimento", afirma o biólogo.
Fonte: G1