A Prefeita Luíza Rocha e servidores da Secretaria Municipal de Saúde recepcionaram esta semana integrantes do programa mais IDH, no auditório da Câmara Municipal. A solenidade marcou o início das atividades da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) no município de São João do Sóter e a implementação das ações do Plano de Enfrentamento da Epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Os profissionais de saúde da Força Estadual irão trabalhar 40 horas semanais, sendo 20 nos postos de saúde e outras 20 diretamente com o publico. A permanência da equipe será de um ano.

Em São João do Sóter a equipe da FESMA é comporta pelas enfermeiras Marília Soares, Kamila Rocha Fernandes e mais um médico que estará chegando ao município nos próximos dias.

A Fesma é um programa que integra o Plano Mais IDH para reverter indicadores de saúde como morbimortalidade infantil e materna, taxas de internação por complicação de doenças crônicas e controle de endemias negligenciadas. 

“Com a chegada da equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão em São João do Sóter e com auxilio também dos nossos profissionais, esperamos que o combate as doenças que proliferam na cidade e zona rural possam diminuir significativamente para que com isso o índice na área de saúde possa se elevar, e o município possa crescer ainda mais”, frisou a prefeita Luíza Rocha.


Por Mano Santos e Análio Júnior
Foto: blog Frankinoticias