A sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (4) foi marcada pela volta ao parlamento caxiense de Edilson Martins, que estava licenciado na função de Secretário Municipal de Limpeza Pública. Ele reassume o posto de vereador que era ocupado por Elias do Gesso.

Num discurso sereno e pautado, ele fez um balaço da sua atuação à frente da pasta municipal, agradeceu sua equipe e destacou os avanços no setor.

No pequeno expediente, destacaram-se os discursos dos vereadores Neto do Sindicato e Mário Assunção. O primeiro explanou sobre os motivos de sua transferência partidária, saindo do PT e agora aportando no PC do B.

Neto reafirmou que sua mudança de legenda não foi motiva pela crise institucional vivida nacionalmente pelo Partido dos Trabalhadores. “Dei minha contribuição por anos ao PT e entendi que chegou a hora de buscar uma nova casa, uma nova legenda”, frisou ele agradecendo a receptividade no novo partido.

O parlamentar reafirmou ainda que manterá sua bandeira de luta em favor dos trabalhadores rurais. Destacou o empenho do Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que intermedia investimentos da Europa para cinco comunidades rurais em Caxias. Por fim, ele anunciou a conclusão da abertura de um poço artesiano na localidade São Bartolomeu.

Já Mário Assunção enfatizou a parecia entre o município e o Estado, que por meio do Programa Mais Asfalto, viabilizará uma operação de reparo na pavimentação de ruas e avenidas em diversos bairros da cidade, que hoje apresenta problemas de trafegabilidade devido aos buracos provocados pelo período chuvoso.

Mário Assunção ainda destacou a implantação em Caxias de uma unidade do IEMA, que ofertará cursos técnicos gratuitos para os caxienses. Ao final, anunciou que no Povoado Centro das Laranjeiras, a constrição de um poço artesiano já está quase concluída.

No grande expediente, além de Edílson Martins, outros dois parlamentares usaram a Tribuna. Fábio Gentil voltou a tecer críticas pelo descredenciamento de uma clínica no município, que deixou de atender pelo SUS.

Léo Barata aproveitou para falar sobre a indicação dele para as ruas do bairro Nova Caxias, a serem contempladas com o Mais Asfalto, O parlamentar destacou a realização da Procissão do Fogaréu, fazendo menção as personagens das carpideiras caxienses, que tiveram uma participação especial na novela Velho Chico, da Rede Globo.

Barata também agradeceu a aprovação de uma indicação sua que dá nome do ex-prefeito João Machado à futura Praça da Vila Paraíso.

A sessão desta segunda-feira foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Luís Lacerda, uma vez que a presidenta Ana Lúcia Ximenes, acometida de Chikunguinha não pode comparecer. Outros dois parlamentares também estiverem ausentes: Luís Carlos e Taniery Cantalice.

iCaxias/Mano Santos