A Maternidade Carmosina Coutinho (MCC) promove entre os dias 18 e 22 a Semana da Higienização das Mãos. Com ações simples na hora de lavar as mãos, considerada uma medida primária na área da Saúde, é possível reduzir em até 80% as doenças provocadas por infecção hospitalar.

A enfermeira responsável pela palestra desta segunda-feira (18), Lucyara Coelho, disse que a ideia é conscientizar toda a equipe da maternidade sobre a prática correta de lavar as mãos. “Isso gera um impacto muito positivo para a vida dos pacientes. Por exemplo, microrganismos mais comuns, se a gente não combater com esse gesto simples, a gente pode ter problemas maiores, porque eles se proliferam de forma muito rápida. Isso tudo já é feito, mas é preciso lembrar todo o tempo aos profissionais da Carmosina. Conscientização é a palavra-chave”.

Os produtos para higienização das mãos são aqueles conhecidos de todos: álcool em gel ou sabão líquido. Mas o que importa é como é feita, com a fricção e o tempo corretos. A enfermeira Lucyara lembra que o uso do produto sem a técnica não adianta nada. Ao final do curso, acontecerá uma dinâmica para mostrar, por meio de um processo químico, se a lavagem foi eficaz ou não, para que os participantes vejam a importância da maneira certa de fazer.



Trabalho de excelência
Para a técnica de enfermagem Alzenir Alves, esse treinamento é muito importante e de utilidade diária. “A gente consegue ver o quanto é necessário a técnica para que tudo ocorra bem. Na nossa área, não dá para ficar parada, cada dia a gente aprende mais. E é uma coisa tão simples, mas que pode salvar vidas”.

A fisioterapeuta Elizabeth de Orleans, presidente do Núcleo de Ensino e Pesquisa da MCC, enfatiza que esse tipo de abordagem, voltada para a educação continuada e permanente, proporciona, cada vez mais, a qualificação e melhoria do corpo clínico e assistencial da maternidade. “O que vale ressaltar é a disseminação do conhecimento e, consequentemente, a melhoria no atendimento aos pacientes. O Núcleo de Segurança do Paciente também é o nosso parceiro nesse evento. Porque o objetivo da maternidade é proporcionar o bem-estar às gestantes e o melhor atendimento possível aos recém-nascidos”.


Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias