Mabel Medeiros assume o Centro dando 
nova roupagem e garantindo atendimento humanizado



O CEAMI vive um momento de transformação. Sob o comando de uma nova diretoria, a instituição passa por mudanças significativas e prepara-se para escrever um novo capítulo no atendimento em saúde materno infantil à população de Caxias e região.

Prefeito Léo Coutinho em visita ao CEAMI
O CEAMI - Centro de Especialidade em Assistência Materno Infantil, há dois meses, tem à frente de sua direção Mabel Medeiros, com ampla experiência no serviço público e na bagagem, vivência tanto na área administrativa, quanto na área técnica, tendo inclusive destacada atuação na Ciretran Caxias, órgão que dirigiu entre 2013 e 2104.

Além da Ciretran (Circunscrição de Trânsito), Mabel Medeiros coordenou  o Centro da Juventude do bairro Ponte e o Projeto Resgate da Cidadania. Ela foi também a primeira coordenadora do Projeto Mulher em Ação que é destaque no município e diretora da Biblioteca Municipal onde na sua gestão produziu um documentário sobre as Lendas Caxienses, além de criar o primeiro concurso de fotografia antiga valorizando os fotógrafos populares.

Reunião de trabalho
Ela aceitou o desafio feito pelo prefeito Léo Coutinho e assume a função com a missão de reestruturar o CEAMIl e melhorar a relação com os pacientes, uma vez que o Centro vinha sendo alvo de reclamações por parte dos usuários que se queixavam da demora no atendimento, falta de medicamentos e profissionais em algumas áreas.

Mabel chega com a tarefa de contribuir na definição estratégica do CEAMI para torná-lo autossuficiente. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Minha proposta é humanizar o atendimento, contando claro, com pessoas comprometidas com saúde pública. Isso significa que não venho para ‘inventar a roda’, mas para conduzir da melhor forma os integrantes da equipe, que é composta por ótimos profissionais, os quais já dão sua contribuição para o sucesso da instituição. Minha meta é tornar essa equipe harmônica, assim como uma excelente orquestra”, comparou.



Uma das primeiras atitudes da nova diretora do CEAMI foi garantir a reestruturação física do prédio. O próximo passo é ampliar o número de profissionais e até mesmo o horário de atendimento.

Atualmente o CEAMI oferece atendimentos em Ginecologia, Oncologia, Fonoaudiologia e Pediatria, inclusive aos sábados. Conta ainda com Nutricionista, Psicólogo e Planejamento Familiar com profissional especializado.

Mabel Medeiros, Secretário de Saúde Vinícius Araújo
e a Neuropediatra Drª Alzira Castro
No CEAMI é oferecido ainda o acompanhamento a gravidez de risco com profissional exclusivo. O Centro conta com dois Endocrinologistas sendo um responsável pela a atenção especial aos diabéticos.  A última aquisição para o CEAMI, já sob nova direção, foi a Neuropediatra Drª.Alzira Castro, referência no diagnostico e tratamento de Microcefalia.

Para ampliar ainda mais a oferte de serviços no Centro, Mabel Medeiros solicitou ao prefeito Léo Coutinho a implantação do terceiro turno, com atendimentos noturnos e a inclusão de uma equipe do PSF – Programa Saúde da Família.


Ela frisa que nesse momento a intenção é dar uma nova cara ao CEAMI. “Nós vamos ampliar o pronto-atendimento, repensar a gestão, já com diretrizes definidas. É uma nova história que propomos escrever e a população de Caxias e região só tem a ganhar com saúde especializada de qualidade”, destaca.