Matões está mais segura. O efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal ganharam um reforço com a instalação de 16 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. A solenidade oficial de inauguração do sistema de vídeo-monitoramento foi realizada na manhã deste domingo (13). A ação visa ampliar a prevenção e combate à criminalidade na zona urbana da cidade.

Em virtude de o foco principal ser a prevenção de crimes, o monitoramento está concentrado inicialmente nas áreas centrais, escolares e saídas da cidade. Os investimentos para implantação do sistema são oriundos de recursos próprio do município.

As imagens capturadas serão acompanhadas 24 horas por PM’s e agentes na central de vídeo-monitoramento. Todas as imagens são arquivadas em um servidor para também serem utilizadas na resolução de delitos.

Com tecnologia avançada as câmeras permitem a capturarão de imagens em alta resolução e em tempo real. “Os equipamentos possuem o que há de mais moderno em transmissão de dados no mercado, que é a fibra óptica e permite uma boa velocidade das imagens, já que as câmeras possuem ótima qualidade e precisam de um meio de transmissão a sua altura”, explicou o líder político e Diretor da Assembléia Legislativa do Maranhão, Rubens Pereira.

A prefeita Suely Pereira afirmou que Matões terá um grande avanço em relação à segurança pública do Município. “Comprovadamente as câmeras darão mais segurança para nossa população. É inadmissível que o cidadão de bem viva com medo ou inseguro. O sistema vai auxiliar na identificação de criminosos; coibir delitos, e deve facilitar de maneira geral o serviço da nossa polícia”.

O deputado federal, Rubens Júnior enfatizou “que a prefeita Suely está investindo na área da segurança com inteligência, tecnologia e relação com a comunidade. Entre essas medidas, destacam-se a implantação do vídeo-monitoramento. Em nossa cidade não há espaço para criminalidade e vamos manter políticas públicas que garantam a tranqüilidade da população matoense”

A solenidade contou também com as presenças do secretário de Governo do Estado Dr. Nunes, sub-tenente da PM de Matões Moura, Coronel Heron, comandante do SIOPS, Coronel Chaves, vereadores e secretários municipais.

O secretário Dr. Nunes, aproveitou a visita ao município para vistoriaras o andamento do programa Mais Asfalto que está sendo executado em Matões e as obras da Praça Lula Pereira.

Por: Mano Santos e Análio Júnior