Secretário de Transporte Jr Martins no momento de sua fala


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou nesta quinta-feira (31), no auditório da Facema, o Curso de Capacitação Técnica na Área da Saúde. Cerca de 200 profissionais participaram do evento voltado para médicos, dentistas, enfermeiros e colaboradores de hospitais e maternidade de Caxias.

“Com essa capacitação podemos adquirir mais conhecimentos e diagnosticar com exatidão os pacientes, que é de extrema importância para nós que trabalhamos na área da saúde”, disse o fisioterapeuta José Walbert.

A capacitação teve como tema o “Estadiamento e Manejo Clínico da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus com abordagem de Microcefalia”, com o objetivo de fortalecer tecnicamente a assistência aos pacientes com sintomas dessas doenças.





Palestra

Foram ministradas palestras com coordenadores da Secretaria de Saúde e com a coordenadora Estadual da Comissão de Informação de Estratégias de Vigilância e Saúde (Cievs), Jaqueline Trinta.

“Gostaria de agradecer a parceria com o governo do Estado, que está diuturnamente envolvido conosco nessa campanha de combate ao mosquito Aedes e capacitando os profissionais da saúde para fazer um diagnóstico com maior certeza sobre essas doenças”, disse o secretário de Saúde, Vinicius Araújo.

Trabalho diário

Esta capacitação faz parte de uma das ações que o município de Caxias vem adotando em todos os setores para erradicar o mal que o mosquito Aedes Aegypti pode trazer para as famílias. Além de cursos, o CCZ, junto com a Secretaria de Saúde, está realizando o trabalho de prevenção ao foco e orientado a população sobre as doenças causadas por ele.

“Quando capacitamos os profissionais, estamos dando um melhor atendimento à população caxiense. Muitos males estão ligados a esse mosquito. Nosso trabalho de prevenção se tornou diário e sem data para terminar”, ressaltou a diretora do CCZ, Suelly Pereira.


Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias